Taças Bico de Jaca

Taças Bico de Jaca

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraTaças Bico de Jaca

Para quem gosta do estilo vintage ou retrô e também de sofisticação na hora de arrumar a mesa, a taça bico de jaca é um item que durante boa parte do século XX ficou esquecido em nossos armários, mas que agora voltou com força para nos acompanhar em nossos jantares. Bico de jaca é um tipo de textura, que tem esse nome, pois se assemelha ao da casca da jaca. Em formatos geralmente grandes, as taças bico de jaca servem tanto para servir vinho ou água, como para sorvetes e doces.

Se você procura por taças atemporais e que combinam com todos os tipos de estilo, o Westwing te ensina tudo sobre essa peça, desde sua história até como combiná-las com a decoração da mesa. Confira nossas dicas e inspire-se!

 

História das taças bico de jaca

Criadas em Portugal, com seu primeiro registro em 1901, as taças bico de jaca ou biquinho, teriam sido inicialmente lapidadas à mão. Hoje, já sendo produzida por prensas, esse tipo de taça pode ser feita em vidro ou cristal e costuma ser vendida em versões bem coloridas, desde as cores mais chamativas até as mais delicadas, que se destacam na arrumação da mesa. Durante a metade do século XX, quando foi seu auge no Brasil, era costume dar os utensílios como um presente para os noivos e tornou-se tradição passar as taças bico de jaca para filhos e netos.

Como arrumar a mesa

As taças bico de jaca são um item versátil quando o assunto é estilo. Ela se encaixa na decoração retrô, romântica, clássica ou até misturando estilos. Se a sua intenção é montar uma mesa rústica, independente da cor, invista nos modelos de taças bico de jaca menos vibrantes que compõem melhor com elementos como madeira, vime, cobre e linho, dando um ar natural ao decor. Uma dica boa na hora de combinar as cores é tentar seguir os tons das taças bico de jaca, se ela for azul, escolha tons da mesma cor, ou para dar mais destaque às taças bico de jaca, use tons neutros que contrastem com a cor escolhida. Mas se estiver na dúvida e sua intenção for investir em uma cor que combine com tudo, opte pelo âmbar. Para uma composição mais clássica, as taças bico de jaca incolor ficam perfeitas, existe até a opção com detalhes em dourado.

Como montar um arranjo de flores na taça

Você vai precisar de:

  • Taças bico de jaca grandes
  • Espuma floral
  • Água
  • Vasilha

Comece desfiando um pedaço da espuma floral e colocando-a em uma vasilha. Adicione uma xícara de água e vá misturando a espuma com as mãos. Continue adicionando água até que a espuma esteja completamente molhada. Depois coloque a espuma molhada no fundo da taça bico de jaca pressionando com uma colher. Corte um pedaço de espuma seca e encaixe-o no centro da taça pressionando-a à espuma molhada. Termine o processo preenchendo o resto da taça com a espuma úmida e nivele-a com o topo da taça com a ajuda de uma colher. Quando a base estiver pronta, basta cortar as flores de sua preferência deixando cerca de 10 cm de haste e encaixando-as na espuma seca. Depois é só contar com a criatividade para montar o arranjo. Assim, suas taças bico de jaca com o arranjo ficarão um lindo item de decoração para a sala ou na disposição da mesa.

Próximas campanhas