Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraTaça de Vinho do Porto

Na hora de receber amigos queridos e a família e preparar uma experiência gastronômica completa, a bebida mais apreciada é o vinho, com certeza. Para agregar uma atmosfera verdadeiramente acolhedora, os itens decorativos e utensílios domésticos fazem toda a diferença. Se você concorda com essa premissa e sabe da importância que todos os detalhes para o resultado final, com certeza irá querer completar a mesa com requintadas taça de vinho do Porto.

Você sabia que existem diversas taças de vinho que se adaptam a diferentes tipos? Saiba, com o Westwing, qual é a taça de vinho do Porto e aprenda sobre os diversos tipos, assim como os melhores materiais para a produção dos cálices, a exemplo do cristal. Assim, você poderá transformar o simples ato de beber vinho em um momento especial, cheio de tradição e encanto. Não perca a chance de saber mais sobre o universo dos vinhos!

O Vinho do Porto

O nome Vinho do Porto faz referência às safras de uma região específica no norte de Portugal, na Região Demarcada do Douro, que fica próxima à cidade de Porto. Nesta área, há 16 vinícolas que o produzem e, ao contrário do que muitos pensam, o Vinho do Porto não é um tipo de vinho e sim o reconhecimento de bebidas produzidas naquela região.

O Vinho do Porto se diferencia dos vinhos tintos tradicionais, além do clima único da região, é o fato de passar por um processo de fermentação não completo e pela adição de uma aguardente vínica. Assim, o vinho do Porto é mais doce do que os vinhos tintos e possui uma graduação alcoólica maior – entre 19 e 22º de álcool. 

Em razão da diferença de grau alcoólico e do sabor do vinho, a taça de vinho do Porto também se diferencia em alguns aspectos. A seguir, confira os tipos de taças para cada tipo de vinho e a taça de vinho do Porto:

Taça de Vinho do Porto

Por ser um vinho mais doce e fortificado, a taça de vinho do Porto permite que a bebida revele todos os seus sabores por meio de uma taça menor, mais estreita e com a parte superior, que entrará em contato com as papilas gustativas, em um formato convexo. A taça de vinho do Porto é estrategicamente pensada para o consumo da bebida.

Vinhos Brancos e Tintos

Os vinhos brancos são produzidos para consumir em uma temperatura mais baixa do que os tintos e, assim, a aba estreita da taça distribui o sabor de maneira uniforme em todas as partes das papilas gustativas. Já para os tintos, escolha a taça de vinho do Porto ideal para apreciar a bebida:

Taça Bordeaux: são as taças altas, feitas para apreciar vinhos com taninos mais acentuados. A boca fechada deste tipo de taça serve para não dispersar os aromas

Taça Borgonha: com formato de balão, a taça é feita para servir vinhos mais concentrados e com menos taninos. Com bojo e boca largos, estimula a presença da maturidade dos vinhos.

O Cristal na Taça de Vinho do Porto

Apreciar a bebida em uma taça de vinho do Porto de cristal faz toda a diferença. Além de mais elegante e requintada, a taça de vinho do Porto de cristal é produzida com menos componentes químicos do que a de vidro. Agora que você já sabe tudo sobre os recipientes, pegue uma taça de vinho do Porto e aprecie a bebida com calma, sentindo cada aroma e apreciando o momento!

Próximas campanhas