Tabuleiro de Gamão

Tabuleiro de Gamão

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraTabuleiro de Gamão

Alguns jogos nos instigam não só pelo seu lado divertido, mas também pelo desafio que propõem. Os jogos de quebra-cabeça e os jogos de dama são um exemplo disso. Há centenas de anos eles estão presentes na infância de todos nós, acompanhando-nos por toda a vida. Que tal variar e descobrir um novo jogo? Você já ouviu falar no tabuleiro de gamão? Ele lembra bastante o jogo de dama, só que com algumas particularidades.

O Westwing compôs esse material para que você conheça o tabuleiro de gamão, suas curiosidades e características. Por mais que cada partida só possa ser realizada por dois participantes, ele vai envolver a todos graças ao raciocínio que exige e que deixa a partida cada vez mais emocionante. Conheça mais sobre o tabuleiro de gamão e deixe que ele faça parte da sua coleção de jogos.

Como Jogar no Tabuleiro de Gamão?

O objetivo principal no jogo de gamão é ver qual dos dois participantes consegue retirar primeiras todas as suas peças do tabuleiro. Para isso acontecer, existem algumas regras.

O primeiro passo é fazer com que cada participante escolha qual é a sua cor no tabuleiro de gamão, que será chamada de “campo-casa”.  Após essa escolha, o primeiro jogador deverá lançar os dois dados que existem no jogo e andar com suas peças de acordo com a numeração dada. Este primeiro sempre fará as movimentações no mesmo sentido, o horário, enquanto o outro participante deverá fazer no sentido anti-horário.

No tabuleiro de gamão, quando houver apenas uma peça do adversário na casa em que a sua foi indicada para ir, ela deverá ser retirada e vai para a chamada “barra”. Quando isso acontecer, o rival só poderá fazer os “movimentos de resgate”, ou seja, aqueles que vão tirar a peça capturada da barra do tabuleiro de gamão e coloca-las em uma casa.

Essas são as regras principais para fazer uma boa partida no tabuleiro de gamão. As demais podem ser consultadas junto ao manual de instruções que segue com o produto.

Jogar no Tabuleiro de Gamão como Profissional

Para muitos jogadores, o gamão não é apenas uma maneira de se divertir, mas também de competir profissionalmente. Nos Estados Unidos, em 1931, foram prescritas por Wheaton Vaughan as regras que até hoje são utilizadas nas competições. Mas a primeira só foi realizada no ano de 1964, nas Bahamas.

Já no Brasil, há a Associação Brasileira de Gamão, que fica na cidade de São Paulo. Nela encontram-se os mais diversos modelos de tabuleiro de gamão para que os praticantes possam realizar suas partidas.

Curiosidades sobre o Tabuleiro de Gamão no Brasil

Lá atrás, ainda no século XVI, o tabuleiro de gamão já era utilizado como meio de socialização entre as pessoas, tanto em suas famílias quanto em outros círculos sociais. Alguns autos do Tribunal do Santo Ofício, um tipo de sistema judiciário da Igreja Católica na época, registram que durante as partidas eram proferidas palavras de baixo calão e diversas blasfêmias.

Outro episódio de nossa história que envolve o tabuleiro de gamão é uma que ocorreu durante a Inconfidência Mineira, no século XVIII, na qual confiscaram os bens de um de seus principais participantes, José Aires Gomes, e dentre eles havia um tabuleiro de gamão.

Agora que você conheceu o tabuleiro de gamão, que tal preparar uma noite de jogos com a família? Veja mais sugestões de jogatinas no site do Westwing.

Próximas campanhas