Suzani

Suzani

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraSuzani

Suzani é um tipo de tecido feito desde a antiguidade na Ásia Central, mais precisamente no Cazaquistão, Uzbequistão e Turcomenistão. Por ser uma peça de estilo rústico e milenar é muita usada por decoradores do mundo todo especialmente para forrar móveis, cobrir paredes e fazer divisórias, mantas entre outras utilidades. É um belo artigo de decoração colorida, totalmente trabalhado e que tem o poder de dar uma cara nova a qualquer ambiente.

Quando surgiu, o suzani era usado inicialmente como toalhas de mesa, colchas ou cortinas, mas agora serve de inspiração para um toque étnico na decoração, encantando arquitetos do mundo inteiro, principalmente Estados Unidos, Europa e Brasil. As peças feitas com suzani são únicas, por causa de suas estampas toda diferenciadas, que deixam cada peça repleta de charme para formar uma bela combinação em qualquer ambiente. Quer saber mais sobre o suzani? Confira o conteúdo preparado pelo Westwing!

O Suzani na História

No século 19, as Mantas Suzani começaram a ser usadas, pelos pais, como dotes para suas filhas. Assim que a era de domínio Soviético, no século 20, acabou e os ocidentais tornaram-se mais familiarizados com as tradicionais peças do Uzbequistão, os preços destes tecidos tiveram um aumento considerável. Perceberam uma nova forma de ganhar dinheiro e difundir essa cultura pelo mundo.

Um suzani possui um estilo rústico e étnico. O significado de seu nome tem origem na Pérsia, quer dizer agulha e está ligado à Beleza Tribal ou Beleza que vem da Tribo. Remete-se à tapeçaria bordada ou revestida em tecido.

Peças Únicas

Por tradição a manta suzani começa a ser confeccionada com a mãe, quando ela começa tear no nascimento da filha e só acaba quando ela vai casar. Porém, todos os membros da família contribuem com o bordado de uma parte da manta e isso faz com que, ao final, os desenhos fiquem diferentes.

Para a confecção de grandes Mantas Suzani, são costurados juntos diversas faixas de tecidos, depois ele é riscado para definir o desenho a ser bordado. Então as costuras são separadas novamente para que os membros da família possam ajudar na produção. Após todos terminarem, as faixas são unidas novamente buscando a formação do desenho final e se transformam na belíssima manta suzani.

A confecção da manta suzani é feita para o enxoval da menina, composto também por colchas, cortinas e toalhas de mesa. São usados tecidos de algodão bordados com linha de seda ou de algodão, os principais desenhos incluem o sol, a lua, mandalas, flores e folhas. O suzani é uma peça exclusiva, pois não existem dois desenhos iguais, podem até ser similares, mas não idênticos. Além da sua história e tradição e de serem peças únicas, levam muitos anos de produção, algumas demoram até 30 anos para ficar pronto.

As mantas suzani muito usadas hoje em dia como peças de decoração por grandes arquitetos no mundo todo e são muito consumidas em países como Brasil, Europa e Estados Unidos. Elas são usadas em almofadas, pufes, poltronas, sofás

Próximas campanhas