Suporte para Facas

Suporte para Facas

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraSuporte para Facas

Quando o assunto é faca, ela parece ter uma função bem óbvia: cortar alimentos. No entanto, não é tão simples assim. No que diz respeito à comida do prato, as facas de serra comuns dão conta dos alimentos, que estão sempre cozidos, mas na hora de cozinhar, alimentos mais sólidos exigem diferentes tipos de faca. Portanto, um suporte para facas é um produto indispensável na cozinha de qualquer um que queira ser chef.  

O suporte para facas permite que você armazene os mais variados tipos de facas de maneira organiza. Outro fator a ser destacado, é que acidentes domésticos com facas muito afiadas são comuns e ter um suporte para facas permite que você as guarde com segurança. O Westwing separou algumas dicas sobre suporte para facas para você ler e ainda reuniu as facas mais importantes de uma cozinha e suas respectivas funções. Confira!

Quais Facas Colocar no Suporte para Facas?

Um suporte de facas costuma pode conter diferentes números de peças. As facas mais comuns e que costumamos ver são:

  • Faca do chef: tem a ponta curvada e costuma ter entre 15 e 30 cm. Seu formato permite que ela deslize pela tábua de cortar, sendo uma boa faca tanto para carnes quanto para legumes. É indispensável em qualquer suporte para facas.
  • Faca santoku: de origem japonesa, possui um design com a extremidade arredondada que resulta em uma lâmina mais retilínea que a faca do chef.
  • Cutelo: o cutelo chinês permite um corte com precisão. Por isso é atribuído a ele o corte de legumes e frutas, principalmente para fazer corte em juliana (o corte , que consiste em cortar legumes em tiras bem finas.
  • Faca para legumes: outra faca indispensável no suporte para facas. Ela é reservada para cortar e descascar legumes. Por ser menor e mais facilmente manipulável, também é usada para cortar detalhes usados na decoração dos pratos.
  • Faca serrilhada: é a faca do pão. Seu formato permite que se faça o corte sem amassa- lo. Também é facilmente encontrada em vários suportes para facas.
  • Faca para desossar: também conhecida como faca de filetar. É a faca das carnes, portanto também corta frango e peixe.

Há também quem deixe guardado no suporte para facas a tesoura da cozinha.

Tipos de Suporte para Facas

O suporte para facas pode ser um acessório além de funcional. Ele pode incrementar na decoração. Há suportes de encaixe, os quais já vem definido um espaço especial para cada tipo de faca. Neste caso, o ideal é comprar as facas juntamente com este tipo de suporte.

Para quem quer ir montando o suporte para faca aos poucos, o ideal é optar por um que seja imantado. Neste caso, o suporte para facas vem com um imã e as facas ficam penduradas nele por causa da atração magnética entre os materiais.

É possível colocar um imã em um suporte para facas mesmo que ele seja de madeira para conseguir combinar com o resto de sua decoração. Os suportes em aço inoxidável conferem uma decoração mais moderna.

 

Próximas campanhas