Sousplat Rústico

Sousplat Rústico

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraSousplat Rústico

Grandes momentos sempre são comemorados ao redor da mesa, não é? Almoços e jantares com amigos e familiares são uma ótima maneira de celebrar acontecimentos especiais e conquistas do cotidiano. Por isso, a decoração da mesa precisa receber uma atenção especial. Além da escolha da louça e dos copos e taças, a ornamentação com sousplats, toalhas e guardanapos de tecido valoriza a mesa e deixa o momento ainda mais especial. Se você gosta de uma mesa mais casual e informal, que tal apostar no sousplat rústico?

O sousplat rústico é feito em materiais como madeira, sisal, rattan e rafta e tem uma função decorativa muito elegante na mesa. A rusticidade dos materiais criam um contraste diferente com a louça para valorizar a mesa de jantar. Se você gostou da ideia, inspire-se com as dicas do Westwing e conheça a versatilidade do sousplat rústico!

O que é o Sousplat e Como Usar

O sousplat é uma peça que vai embaixo do prato onde é servido a comida, sendo muito mais do que decorativo. O sousplat tem como função determinar os lugares de cada convidado à mesa, auxiliar na dinâmica da mesa na hora de servir e também evitar que o prato deslize. Ele pode ser encontrado em diversos tipos de materiais como o sousplat de rattan, sousplat de prata, sousplat de tecido, de bambu, o que não faltam são opções para escolher.

Para usar o sousplat, não se esqueça que ele deve ser substituído por outro limpo a cada prato trocado durante as refeições e devem ser retirados antes de ser servida a sobremesa. Normalmente, o sousplat é maior que o prato de refeição, medindo aproximadamente 35 cm de diâmetro, e deve ficar a aproximadamente 2,5cm da borda da mesa.

Beleza e Praticidade

O sousplat rústico pode ser usado tanto em ocasiões formais como nas reuniões informais. A etiqueta sugere que o sousplat seja usado sempre que você for servir uma refeição completa, com entrada, prato principal e sobremesa. Originalmente, ele é feito para que a mesa não fique vazia na hora de substituir os pratos, uma regra básica de etiqueta.

Hoje em dia, nem sempre as refeições são servidas completas como manda o script. Mas isso não significa que o sousplat não tenha seu lugar! A regra é usar o sousplat rústico quando você quiser montar uma mesa bonita, elegante e charmosa para surpreender os seus convidados (ou aquela pessoa especial!).

Encante com o Sousplat Rústico

O sousplat rústico traz um toque aconchegante e muito especial para a decoração da mesa. Com 35cm de diâmetro, aproximadamente, o sousplat rústico funciona como uma verdadeira moldura para a sua louça e realça a beleza de todos os elementos escolhidos para a decoração da mesa.

Além do apelo estético, o sousplat rústico traz mais praticidade para as suas refeições. Ele protege a toalha ou a mesa de eventuais acidentes na hora de servir os pratos e contribui para que a mesa fique limpa e arrumada!

O sousplat rústico pode ser colocado diretamente sob a mesa ou usado em harmonia com a toalha e com a louça rústica. Seja como for, é fácil montar uma mesa bonita e cheia de charme usando o sousplat rústico para receber os seus convidados com mais elegância e requinte!

Sousplat de Rattan à Mesa

O sousplat de rattan deixa a mesa muito mais bonita, formando uma agradável composição na hora de servir. O sousplat de rattan possui um acabamento natural, com um toque rústico, transformando a mesa de jantar em um espaço aconchegante para comer. Não se esqueça de colocar um sousplat de rattan para cada convidado para que a decoração da mesa fique mais harmônica com as peças todas iguais.

Sousplat Rústico no Casamento

Quem vai comemorar o casamento com um almoço ou jantar durante a recepção vive buscando alternativas para deixar a mesa mais bonita e requintada. Para essas ocasiões, o sousplat rústico é uma alternativa elegante para a decoração da mesa.

Além do sousplat rústico, o decór da mesa de casamento também pode abrigar um aparelho de jantar rústico e guardanapos de tecido decorados com anéis, que podem seguir o mesmo estilo do sousplat para criar um efeito elegante.

Como Fazer Sousplat

O sousplat de rattan normalmente é encontrado pronto, já que o material não é comum no Brasil, mas, se você não abre mão de ter um sousplat feito por você, uma boa dica é investir em uma peça revestida com tecido.

Para isso, compre um sousplat de MDF, que é bem fácil de ser moldado. Passe uma base acrílica onde será a parte de baixo do sousplat e, depois de secar, passe a tinta da sua cor preferida. Depois, recorte o tecido escolhido e comece colando com cola líquida pelo miolo, usando uma espátula para deixar bem esticado. Quando tiver colado o tecido em todo o sousplat, recorte a sobra do tecido e depois aplique spray verniz fixador para que a peça fique resistente à sujeira e seu sousplat está pronto!

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas