Sousplat de Prata

Sousplat de Prata

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraSousplat de Prata

Sousplat significa prato de baixo em francês e é uma espécie de prato maior que o de refeição, medindo cerca de 35 cm de diâmetro. Ele serve como base para os pratos, que serão substituídos ao longo do almoço ou jantar. Dessa forma, o sousplat de prata cumpre uma das principais regras de etiqueta que é nunca deixar a mesa desguarnecida durante a troca de pratos, por exemplo, quando a entrada é substituída pelo prato principal.

O sousplat de prata não é apenas decorativo. Uma de suas principais funções é evitar que os pratos deslizem sobre a mesa e que a comida respingue sobre a toalha, devendo ser posicionados a aproximadamente 2,5 cm da borda da mesa para para que as refeições sejam adequadamente servidas. Quer saber como usar o sousplat de prata? Aproveite as dicas do Westwing para formar uma bela composição à mesa.

Sousplat de Prata em Casamentos

Quando a festa de casamento é feita para servir refeições completas para os convidados do evento, o sousplat de prata cai super bem. Como o sousplat de prata serve como apoio para o prato, a mesa deve estar bem colocada para receber as refeições. O prato que ficará acima do sousplat de prata pode ser de porcelana e, logo acima dele, deve ter um guardanapo, que deve combinar com o restante da decoração do casamento para criar um ambiente mais harmônico. Ao lado do sousplat de prata ficam os talheres e à frente deve ficar os copos e taças, assim como uma placa identificando os convidados que sentarão à mesa e o cardápio de tudo o que será servido na festa.

Como Usar o Sousplat de Prata

  • O sousplat de prata deve ser usado em refeições completas, que incluam entrada, prato principal e sobremesa.
  • Sobremesas nunca devem ser servidas sobre o sousplat de prata. Ao servir as sobremesas, o sousplat de prata deve ser retirado da mesa.
  • É recomendado colocar um pequeno tecido rendado sobre o sousplat de prata, para evitar que o prato deslize, gerando ruídos.
  • Os sousplat de prata deve estar posicionado à mesa antes dos convidados se sentarem.

Colocando a Mesa com Sousplat de Prata

Em geral, o sousplat de prata é um prato maior que o da refeição e medem cerca de 35cm de diâmetro. Eles são usados desde o século XIX, também com o objetivo de impedir que a mesa ficasse suja e hoje servem como verdadeiros artigos de decoração.

Além de decorar e deixar o espaço mais bonito à mesa na hora de servir os seus convidados, o sousplat de prata precisa de atenção especial em alguns momentos durante as refeições. É fundamental que ele seja trocado a cada prato que for servido para evitar que fique muito sujo, mantendo sempre a etiqueta na hora de servir.

O sousplat de prata é uma peça útil e decorativa que pode ser usado durante as refeições como apoio para o prato, deixando o momento das refeições mais elegantes.

Próximas campanhas