Sousplat de Papel

Sousplat de Papel

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraSousplat de Papel

O sousplat é uma forma elegante e charmosa de apoiar os pratos, panelas e utensílios em geral, não apenas protegendo toalha e mesa, como sendo utilizado para decorar e atribuir um toque encantador na hora de servir as refeições. De seus vários tipos – hoje possíveis de ser comprados em lojas de utilidades domésticas e decoração –, o sousplat de papel pode ser considerado o suporte mais conhecido e utilizado, talvez por sua simplicidade e baixo custo.

Funcional, prático e flexível, o sousplat de papel tem sua versatilidade presente não só em seus modelos, diversificados e em diferentes estilos, mas também nas formas como é decorado e produzido, visto que permite criações personalizadas por meio de métodos artesanais de DIY (“faça você mesmo”, em inglês). Quer ideias para decorar sua mesa com sousplat de papel? Basta conferir este especial do Westwing e se inspirar com nossas dicas e informações!

Sousplat de Papel: Modelos e Propriedades

Branco, colorido ou estampado, o sousplat de papel – conhecido por alguns como doily – tem como principal característica suas linhas suaves, detalhes que conferem charme e certa elegância à mesa. A forma e os detalhes são dados, principalmente, às suas laterais, quase sempre desenhadas com contornos sinuosos de flores ou arabescos.

Outros atributos do sousplat de papel são as texturas e efeitos criados de acordo com o material usado. O sousplat de papel rendado, por exemplo, tem tramas delicadas e super delineadas; já o sousplat de papel craft é mais durável, firme e geralmente não apresenta estampas. Ambos são descartáveis e existem em cores diversas, sendo o rendado mais achado na cor branca.

Estilos de Sousplat de Papel

O sousplat de papel pode ser aplicado para criar padrões decorativos variados. Para o décor de casa, ele assume um estilo romântico ou shabby chic sobre mesas, balcões ou mesmo aparadores. Nesse caso, a dica é apostar em um modelo branco ou dourado e com delicadas texturas florais. Este mesmo sousplat de papel fica perfeito para a produção de mesas em casamentos, criando um clima provençal.

Já o sousplat de papel rendado é igualmente indicado para o décor colonial, principalmente quando estampado com arabescos. Uma ótima sugestão para decoração de uma mesa de jantar, por exemplo, é contrapor a peça em relação ao prato: se ele for claro, invista em um sousplat de papel preto ou em tom escuro e vice-versa.

Como Fazer Sousplat de Papel

Criar nossas próprias peças de decoração e utensílios é, além de uma atividade prazerosa, tarefa geralmente barata e sustentável. Em se tratando de um ou mais sousplats de papel, a imaginação não tem limites! Para garantir elegância à mesa, dar segurança aos utensílios e ainda atender a normas de etiqueta de um jeito criativo e original, crie um sousplat de papel personalizado:

Materiais

  • Cola branca
  • Lápis
  • Molde redondo com 30 cm de diâmetro
  • Papéis: contact, duplex com 60×90 cm e para scrapbook (estampa/cor que você preferir)
  • Tesoura

Passo a passo:

  1. Use o molde para fazer um círculo no verso dos papéis duplex e para scrapbook.
  2. Cole os recortes de papel para scrapbook nos de papel duplex, fixando bem as bordas.
  3. Por fim, utilize o papel contact para plastificar os dois lados do sousplat de papel, cortando os excessos de forma que o corte fique bem rente à peça. Lembre-se que a quantidade de papéis varia de acordo com o número de sousplats que serão feitos.

Pronto! Seu sousplat de papel poderá ser usado para a produção de lindas mesas e até como um lindo quadrinho de parede.

Próximas campanhas