Sousplat de MDF

Sousplat de MDF

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraSousplat de MDF

O sousplat é um suporte para pratos ou panelas com circunferência maior que o próprio utensílio. Além de servir como ótimo protetor contra queimaduras e/ou respingos na toalha de mesa, a peça é usada como adorno e perfeito item decorativo – utilizado hoje em dia, inclusive, para decoração de paredes. O sousplat existe em diferentes materiais, como plástico, papel, acrílico, vidro, crochê, aço inox etc. Porém, hoje conheceremos o sousplat de MDF.

De diversas cores, estampas, formatos, tamanhos e estilos, o sousplat de MDF é um exemplo clássico de artesanato em MDF, visto que pode ser facilmente criado por meio de trabalhos manuais, bem como adquirido em lojas de utilidades domésticas. Seja para uso na cozinha ou sala de jantar, o sousplat de MDF é a escolha certa para quem quer compor a mesa com elegância, carinho e segurança. O Westwing traz seus modelos e atributos. Confira!

Detalhes de um Sousplat de MDF

Redondo, oitavado ou oval, o sousplat de MDF pode ser encontrado, basicamente, de duas formas: liso ou com as bordas desenhadas em arabescos ou flores. Em geral, a peça é comercializada com aspecto conhecido como “cru”, sendo que o acabamento com estampas e cores é dado por meio de pintura, decoupage e/ou colagem de tecidos.

Barato e fácil de encontrar, o sousplat de MDF é uma das opções de apoio para pratos, copos e panelas mais seguras, duráveis e resistentes e que, ao mesmo tempo, conta com aspecto leve e elegante, ideal para receber visitas com primor e uma mesa bem decorada. Os modelos de sousplat de MDF vendidos prontos normalmente apresentam estampas de poás, flores e xadrez.

Decorando o seu Sousplat de MDF

Se você gosta de dar um toque personalizado aos cantinhos de casa e é adepto do DIY (“faça você mesmo”, em inglês), o sousplat de MDF é a peça ideal para usar a imaginação e criar utensílios graciosos. Um das técnicas mais simples para a criação de um sousplat de MDF personalizado é a que reutiliza filtros de café. Nesse caso, você precisa de:

  • 1 sousplat de MDF
  • Cola branca diluída em água (proporção de meio para meio)
  • Corantes à base de água (4 cores variadas)
  • Filtros de café usados
  • Pincel chato
  1. Para criar um sousplat de MDF colorido, lave bem os filtros, retirando toda a borra, aguarde secá-los por completo e inicie o tingimento. Para tingir, coloque cada corante em um potinho de vidro diferente e introduza um filtro em cada vasilha. Após, alterne-os de pote e troque seus lados de modo a que todos os filtros ganhem as quatro cores. Reserve e aguarde secar por 24 horas.
  2. Após bem secos, picote os filtros em pedaços pequenos. Para colá-los sobre o sousplat de MDF, passe a cola branca com o pincel em cada um dos pedacinhos e, por cima, mais uma camada de cola para dar acabamento. Procure mesclar as cores e colar a ponta de um pedaço sobre a ponta de outro para que não sobre nenhum espaço entre eles.
  3. Para a parte de baixo do sousplat de MDF, você pode repetir os mesmo passos ou simplesmente pintá-lo com tinta de madeira no mesmo tom de um dos corantes.

Outra opção de trabalho personalizado é o sousplat de MDF decorado com tecido. Nesse caso, basta seguir os passos já citados, mas substituir a cola branca por cola de tecido sem água e os filtros pelo tecido da estampa e cor que você preferir.  Sua mesa de jantar ou cozinha ganhará um utensílio charmoso e do seu jeito!

Próximas campanhas