Soquetes para Lâmpadas

Soquetes para Lâmpadas

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraSoquetes para Lâmpadas

Se existe um item que é possível confirmar que toda casa possui é o soquete para lâmpadas. Simplesmente pelos fato de não vivermos sem luz elétrica e pelas lâmpadas apenas funcionarem se conectadas a um soquete. Os soquetes proporcionam as ligações elétricas necessárias para o funcionamento da lâmpada, além de permitir a troca das lâmpadas de forma segura e conveniente ao longo da vida do produto. O soquete também permite que se troque a cor, potência, tecnologia e tipo de iluminação que será usada no local de forma simples e rápida.

Ligado nas tendências em decoração, mas também nas mais diversas necessidades práticas para o seu lar, o Westwing está constantemente pesquisando as melhores formas de melhorar o seu dia a dia em casa. E para aperfeiçoar a sua troca de lâmpadas, te ajudamos a entender os mais variados tipos de soquetes, que diferem de acordo com base de cada lâmpada e também com a voltagem. Confira nossas dicas!

Tipos de soquetes para lâmpadas

Existem diferentes tipos de encaixes de lâmpadas, e para cada tipo mudam os soquetes para lâmpadas que devem ser usados. A maior parte das lâmpadas possui bocal de rosquear, como as refletoras, halógenas e alguns tipos de fluorescentes compactas. Os soquetes para lâmpadas ideais para este tipo de base são os de referência E-27, que são feitos de louça, plástico ou baquelite. Algumas fluorescentes compactas devem ser usadas com soquetes para lâmpadas de encaixe, que variam de acordo com o modelo. Já as fluorescentes tubulares utilizam dois soquetes para lâmpadas, um para cada ponta em forma de encaixe. Os soquetes para lâmpadas também variam de acordo com o comprimento das lâmpadas. As lâmpadas dicroicas devem ser usadas com um soquete de porcelana que possui um rabicho de fios de siliconados, para suportarem a alta temperatura que a mesma atinge.

Tipos de base de lâmpadas

As bases das lâmpadas não diferem apenas no formato, de rosquear ou de encaixe, mas também diferem no tamanho e na voltagem. Os tipos básicos de base são de rosca, pino e baioneta e cada um pode ter um tamanho diferente. O tipo de lâmpada mais comum é a de rosca, que possui uma rosca única de metal e costuma ser encontrada em lâmpadas incandescentes.

Bases do tipo pino são as de encaixe, que costumam ser encontradas nas lâmpadas fluorescentes mais antigas e de halogêneo. Já o tipo baioneta possui uma base de metal com um ou dois pinos nas laterais, costumam fazerem parte de lâmpadas em equipamentos eletrônicos e possuem baixa voltagem ou potência. O tamanho médio de base é o que normalmente encontramos em casa, principalmente nas bases de rosca. Já as bases pequenas costumam ser encontradas em lâmpadas de eletrodomésticos, como de micro-ondas. O tamanho grande é mais comum em propósitos industriais.

Próximas campanhas