Soleira

Soleira

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraSoleira

Existe um item específico para cada canto de sua casa e para cada função, e por mais que você nem sempre saiba o nome de todos eles, com certeza sabe que uma casa bonita e bem organizada é essencial para se viver bem. Uma dessas peças muito importante para a qualidade e disposição de seu piso é a soleira, artigo ideal para áreas de transição.

A soleira é uma peça de pedra grande, geralmente retangular em mármore ou granito, utilizada embaixo da área de portas da sala (de entrada), cozinha e banheiro para dar resistência e sinalizar a mudança de piso, de madeira ou laminados para cerâmicas ou porcelanatos, por exemplo. Na Westwing você encontra tudo sobre cada detalhe da sua casa e aprende a deixa-la sempre mais linda e funcional para aproveitar muito bem o seu cotidiano.

Onde Usar uma Soleira

A soleira geralmente é usada por motivos estéticos e funcionais e pode ser aplicada em várias partes de uma casa. Confira alguns locais e ocasiões de uso mais comum:

  • Porta de entrada – marca e valoriza o acesso e chama atenção para o desnível que usualmente encontramos em entradas principais.
  • Portas externas secundárias – saídas para varanda, quintais e jardins, por exemplo. Utilizada aqui pelos mesmos motivos apresentados acima.
  • Divisão de pisos diferentes –  separa pisos cerâmico e laminado, por exemplo, em áreas de porta do quarto para o banheiro ou do corredor para a cozinha. Seu uso aqui é muito indicado, apesar de não ser obrigatório, pois harmoniza a divisória com um lindo acabamento.
  • Divisão de áreas integradas – comum principalmente na separação de sala e cozinha integradas, muito na moda nos últimos anos. Cria um bom acabamento tanto entre pisos diferentes quanto iguais.
  • Degraus – Sinalizam e dão acabamento para um desnível. Mais utilizado em ambientes públicos, como escritórios e escolas.

Soleira: Materiais

Antes de optar pelo tipo de soleira é importante atentar para as características e aplicações de cada uma. As mais utilizadas ainda são as em pedra, geralmente em mármore, que é mais indicado para partes internas da casa, e o granito, melhor utilizado em áreas externas.

Evite usar soleiras de mármore em áreas de trafego intenso e em cozinhas, pois ele é muito poroso, o que não o torna tão resistente a pesos excessivos, nem a gorduras e ácidos.

Além de pedras, recentemente também podem ser encontrados modelos de soleira em madeira, cerâmica e porcelanato, opções para quem aposta principalmente na integração da peça ao piso convencional, geralmente feitos neste materiais.

Cor para Soleiras

Existem soleiras em varias cores, mas as mais comuns são em cores básicas, seguindo os padrões de mármores e granitos encontrados na natureza. Quanto mais diferente e raro for o material da soleira e suas cores, mais valorizada ela é.

Quando for escolher a cor de sua peça, você pode optar pela harmonia da organização (cores semelhantes ao piso, dando uma aparência limpa à decoração) ou pelo contraste (coloração bem distinta do piso, bom para a setorização de espaços). Para não errar e atingir o efeito esperado, peça amostras do material da soleira e compare lado a lado com o de seus pisos.

Agora que você entende tudo de soleiras, invista em uma que se encaixe perfeitamente no seu decor.

Próximas campanhas