Sofá Provençal

Sofá Provençal

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraSofá Provençal

Móveis brancos, lavanda, tons pastel e estampas florais são claras referências do charme e do estilo da região de Provence, no Sudeste da França. Tendo sua origem nos séculos 16 a 18, a decoração provençal simboliza um estilo de vida simples e bucólico das famílias camponesas e tornou-se uma forte tendência da decoração a partir do século 20. Queridinho dos românicos, o estilo caracteriza-se por móveis rústicos em formatos refinados, mas elaborados a partir de materiais reaproveitados ou típicos de regiões campestres.

Para quem adorar o estilo e quer inovar na decoração, a dica é investir em um confortável sofá provençal. Em madeira, a peça simboliza o vigor a delicadeza rústica dessa estética e cria um excelente impacto visual em qualquer sala. O Westwing traz dicas e oportunidades semanalmente para quem acredita na decoração como sinônimo de bem-estar. Confira o conteúdo especial sobre sofás provençais!

Sofá Provençal: Sob o Estilo de Campos Franceses

Poucas coisas caracterizam tão bem o estilo provençal como móveis com aspecto desgastado contrastado com objetos delicados, como papéis de parede e estampas florais. Isso porque o estilo tem origem na simplicidade e no bucolismo das paisagens do sudeste da França em meados do século 16. Ao contrário da nobreza da época, as famílias camponesas fabricavam seus próprios móveis reaproveitando materiais antigos e usando ferramentas de que dispunham para imitar a decoração das casas reais.

Por isso, o sofá provençal pode ser considerado emblemático: muitos trazem consigo o design marcante da realeza, como Luís VX ou XVI, e ao mesmo tempo utilizam técnicas simples, criadas não somente para embelezar o móvel, mas para esconder eventuais defeitos causados pelos diferentes tipos de madeira que eram utilizados. A aparência envelhecida era, portanto, não apenas causada pelo uso de madeira reciclada, mas também por uma técnica que misturava gesso e cola (o gesso cré), que hoje evoluiu para a conhecida “pátina”.

Sofá Provençal: Rústico e Delicado

Ter um sofá provençal na sala é sinônimo de transmitir um toque da delicadeza francesa sem muito esforço: o próprio sofá é o centro das atenções em qualquer da sala. Para deixar o sofá provençal ainda mais confortável e harmônico com o restante do ambiente, é combine-o a outros elementos de inspiração de Provence.
Móveis pintados, metais envelhecidos, cores claras e piso em madeira são excelentes opções para reforçar a decoração provençal. Outros detalhes como castiçais, vasos, estampas florais e molduras em madeira talhada reforçam o clima rural. Para completar, adorne o sofá provençal com mantas e almofadas e abuse das texturas macias. Conforto, tradição e simplicidade em uma peça icônica. Não faltam motivos para investir desde já em um sofá provençal. Confira oportunidades no Westwing!

Westwing: o Extraordinário Mundo da sua Casa

Próximas campanhas