Sisal

Sisal

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraSisal

Biodegradável, natural e versátil, o sisal é o material ideal tanto para tapetes quanto para móveis que compõem a sala de estar. Além disso, os fios do sisal podem ser usados na fabricação de cordas, cordéis e até como matéria-prima na indústria. Muitas pessoas fazem opções conscientes de decoração e escolhem por eleger apenas móveis e objetos feitos de materiais naturais, recursos renováveis e que contribuam para economias locais.

O sisal se encaixa em todos esses requisitos, compondo a decoração da casa, apartamento ou ambiente corporativo com muito estilo, beleza e sustentabilidade. Quer saber mais sobre como utilizar peças, adornos e móveis feitos com sisal na sua composição? A seguir você conhecerá um pouco mais sobre o tapete de sisal, acessórios e como conservar a matéria-prima. Aproveite!

O que é o Sisal?

O sisal pode ser encontrado e extraído da planta Agave sislana. Suas fibras são mais comumente utilizadas na produção de diversos objetos de artesanato e decoração. Muito comum no Nordeste, o Brasil se destaca como um dos maiores produtores de sisal do mundo depois do México, seu local de origem.

Tapete de Sisal

Os tapetes de sisal vêm conquistando cada vez mais destaque nos interiores modernos. As peças feitas da fibra natural permitem a exploração efeitos de textura que impactam a decoração. Além da beleza, o tapete de sisal possui diversas qualidades funcionais.

O tapete de sisal pode ser encontrado em seu tom natural ou em versões pintadas. Ele também pode receber aplicações de outros tecidos nas bordas, como o algodão. Suas tramas podem ser variadas e são o que definem se o seu estilo será mais rústico ou glamouroso.

tapete de sisal

Vantagens do Tapete de Sisal

Durabilidade e resistência a abrasão estão entre as principais características do tapete de sisal. Devido a sua boa resistência, esse produto é bastante adequado para as áreas de intensa circulação e para a porta de entrada de ambientes comerciais e residenciais.

A texturização acentuada do tapete de sisal também oferece uma limpeza mais eficiente para os sapatos. Nos interiores, o artigo é uma ótima escolha para cômodos dinâmicos.

Tipos de Tapete de Sisal

Tapete de sisal sintético: a fibra sintética é uma boa alternativa ao produto natural. A facilidade de manutenção e o bom custo benefício estão entre as principais vantagens.
A qualidade das fibras sintéticas atuais torna a diferença estética em relação às naturais bastante difícil de perceber. Muitos tapetes sintéticos são facilmente confundidos com as versões naturais, já que os materiais se aproximam tanto na aparência quanto no toque.

Tapete de sisal natural: os tapetes feitos da fibra natural são confeccionado a partir das fibras da planta Agave sisalana. As cores e texturas desses tapetes podem variar bastante entre si. Essa característica ajuda a tornar esse tipo de tapete um elemento decorativo único, ideal para aqueles que valorizam uma decoração personalizada e baseada em objetos impossíveis de reproduzir. Um tapete de sisal sob medida é uma excelente opção para esses ambientes.

Como Limpar Tapete de Sisal Sintético e Natural

A aspiração regular feita com uma escova de sucção acoplada ao aspirador é todo que é necessário para a limpeza frequente desses tapetes. A sucção intensa é o método mais eficaz para remover os resíduos acumulados na trama. Os tapetes feitos da fibra sintética podem ser lavados normalmente. Muitos produtos podem ser colocados na máquina de lavar, facilitando ainda mais a rotina.

No entanto, a manutenção da beleza e vida útil dos tapetes de fibra natural requer alguns cuidados relacionados à umidade. Evite deixar a peça de molho ou colocá-la na água. Limpe o acessório com ajuda de pano umedecido com água, sempre após fazer a aspiração. A umidade controlada e periódica amortece a fibra, prolongando sua vida útil e textura. Trate as manchas imediatamente escovando o tapete vigorosamente.

sisal

Acessórios

O sisal também é amplamente utilizado na fabricação de acessórios. Para a casa, é possível encontrar jogos americanos, sousplats , fruteiras e descansos de mesa para a cozinha ou sala de jantar. Caixas organizadoras complementam a arrumação de diversos cômodos, enquanto baús em sisal podem ajudar pais e crianças a manterem o quarto infantil mais organizado. Na sala de estar, luminárias e cachepôs de sisal dão um ar autêntico à decoração.

Para o uso pessoal, podemos encontrar diversas bolsas feitas de sisal, como sacolas de compra, bolsas de praia ou bolsas de mão. Além disso, o sisal pode ser usado na fabricação de bijuterias, chapéus e buchas de banho.

Por que Optar por Sisal?

Nos últimos anos, houve um rápido declínio na popularidade das fibras sintéticas e artificiais. Isso se deve ao fato de a preocupação com o meio ambiente estar cada vez mais em voga. Sendo assim, móveis de madeira de demolição ou reflorestamento, bem como acessórios em fibra natural, ganharam maior notoriedade, mostrando-se ser a preferência das pessoas antenadas na conservação do planeta. Foi nessa tendência que o sisal ganhou ainda mais notoriedade, passando de material para artesanato à artigo essencial na decoração.

Conservação

Os móveis e elementos decorativos em sisal podem ser limpos de maneira prática, rápida e, claro, natural. Por isso, jamais utilize produtos químicos de limpeza, já que o sisal é extremamente absorvente e isso poderia deteriorar suas fibras.

Caso seu objeto de sisal tenha manchado, pense em pintá-lo de uma cor mais forte como alternativa. Dessa forma, você ganha um acessório com cara nova e ainda mantém sua peça em sisal na decoração.

Continue navegando no Westwing para saber mais sobre materiais naturais usados na decoração. Inspire-se com dicas, sugestões e ideias de ambientação para trazer a natureza para dentro de casa!

Próximas campanhas