Seringueira: O que é, tipos e onde é usada?

Você já ouviu falar na seringueira? É o nome popular de uma das árvores nativas que fazer parte da história do Brasil. A seringueira tem como região natural a amazônia, e possui onze espécies. As mudas de seringueira também são comuns de encontrar com abundância no Peru, Colômbia, Equador e Venezuela.

Seringueira: O que é, tipos e onde é usada? | westwing.com.br

Fonte: Pexels

Ela é usada em diversas coisas, como o látex e até mesmo em móveis. O tipo mais importante é a Hevea Brasiliensis, porque ela é responsável pela produção do látex com uma qualidade superior e a partir disso, a produção da borracha. O responsável por todo esse processo são os seringueiros. 

Compre agora com até 70% off:

A árvore seringueira sempre foi bem falada, mas agora ela também está em pauta no design de interiores. 

A Westwing sabe como é importante se informar sobre o meio ambiente. Ainda mais quando essa produção envolve uma matéria-prima do nosso país. Por isso reuniu tudo o que você precisa saber sobre essa árvore e os móveis fabricados com essa espécie de madeira clara, também conhecida de árvore-da-borracha.

O que é seringueira?

O nome seringueira, acredita-se que surgiu devido sua produção e como é extraído o látex, por uma “seringa” e a faca de seringueira. 

seringueira árvore

Essa árvore é super imponente. Fonte: Pexels

A seringueira pode atingir até 30 metros de altura, por isso você não pode tê- la na sua casa plantada. Porém, você, com certeza, possui diversos itens fabricados na Bahia e recentemente no Paraná, graças a seringueira árvore. 

A árvore também produz um fruto que possui três sementes grandes e achatadas, riquíssimas em óleos usados em vernizes e tintas. A cor da madeira da seringueira é esbranquiçada, mas também pode ser encontrada com manchas marrom e amarelados. 

Essa espécie de planta possui uma preferência por solos argilosos e de beira de rios. Terrenos planos são ótimos para plantar, cultivar e explorar a muda de seringueira. 

Atualmente, o maior centro de extração do látex seringueira ocorre em São Paulo. Ainda assim, como é preciso uma demanda grande, a borracha, em grande parte, é importada. 

E para quem quer ter uma casa com plantas e não pode recorrer a ela, confira outras espécies:

Como é a falsa seringueira?

A falsa seringueira, também é chamada de Ficus elastica, é uma árvore ornamental e perinifólia, muito encontrada na Ásia. Ela tem um tronco largo e calibroso, que pode chegar a dois metros de diâmetro. A sua casca é castanha ou acinzentada, lisa e brilhante. Essa árvore pode viver entre 30 e 50 anos.

Quando cultivada em espaços abertos, suas raízes são áreas, que produzem troncos auxiliares que ajudam na sustentação da copa da árvore. Muitas vezes, vemos suas raízes aparentes em sua fase adulta. Essa árvore de falsa seringueira pode chegar a mais de 60 metros de altura em seu habitat natural, mas no Brasil, alcança apenas 20 metros de altura.

Ela também produz látex, ele é usado para a produção de borracha, no entanto, sua qualidade é inferior à seringueira verdadeira.

O que a faca de seringueira?

Esse é um instrumento usado para a extração do leite da árvore. A faca de seringueira possuí uma lâmina curvada e bem afiada, o que permite que o corte para retirar o látex seja certeiro e não prejudique a árvore. 

O que é feito com a árvore-da-borracha?

Deu para perceber como a planta e os seringueiros é super requisitados, não é mesmo? Mas, depois da extração do látex, você sabe o que acontece com essa madeira?

látex seringueira

O látex é matéria-prima de muitos produtos. Fonte: Pixabay

A partir do látex seringueira, temos a produção de:

  • Borracha;
  • Preservativos;
  • Pneus
  • E muito mais!

E sua madeira pode ter uma serventia belíssima em casa!

Móveis com madeira de seringueira

O ciclo de vida da árvore é de mais ou menos 35 anos. Depois ocorre a extração do látex e essa madeira resistente e super durável era cortada para ceder lugar para novas mudas e para lenha. 

seringueiros

Os móveis com essa madeira são super interessantes. Fonte: Pexels

Essa era a história das serigueiras após serem usadas. Agora alguns grandes nomes do design estão com uma proposta super sustentável e interessante.  Eles passaram aproveitar as madeiras da seringueira para a fabricação de móveis que mostrem todo o potencial que essa matéria-prima rica pode nos oferecer. 

O projeto chama- se “seringueira” e possui entre famosos designers, o Fernando Jaeger que declarou ser fã dessa matéria-prima há muito tempo. Já foram criadas doze peças que foram expostas em São Paulo, entre elas bancos e uma namoradeira. E o projeto tem como principal intuito a ideia de promover o maior uso e o reaproveitamento dessa espécie nativa.

Os móveis dessa árvore são super imponentes e podem ser usados em qualquer cômodo. Seja complementando a sala de estar, quarto ou do escritório.  Uma mesa na sala de jantar, feita com essa madeira, também traz personalidade.

Agora você já sabe um pouco mais sobre a seringueira e como os seus benefícios para nosso país e o mundo são de extrema importância. Por isso, é importante reciclarmos e termos atitudes sustentáveis, para que todo o recurso natural não seja extraído em vão.

Westwing: Bem mais que uma loja de decoração

Gostou das dicas e ainda não conhece a Westwing? Na WestwingNow você encontra tudo o que precisa para deixar toda a decoração do seu lar completamente sofisticada!

Além disso, na Westwing você também pode aproveitar para conhecer o WestwingDesign, nosso projeto de decoração online. Nele você escolhe os ambientes que deseja transformar e encontra seu estilo com o auxílio de um expert by Westwing. É só escolher o plano que mais combina com você, enviar suas inspirações e aguardar o projeto para redecorar a casa. Aproveite!