Seringueira

Seringueira

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraSeringueira

Você já ouviu falar na seringueira? é o nome popular de uma das árvores nativas que fazer parte da história do Brasil. A seringueira tem como região natural a amazônia, e possu onze espécies. A mais importante é a Hevea Brasiliensis, porque ela é responsável pela produção do látex com uma qualidade superior e apartir disso, a produção da borracha. O responsável por todo esse processo é o seringueiro e as mudas de seringueira também são comuns de encontrar com abundância no Peru, Colômbia, Equador e Venezuela.

A seringueira sempre foi bem falada, mas agora ela está super em pauta no design de interiores. O Westwing sabe como é importante se informar sobre o meio ambiente, ainda mais quando essa produção envolve uma materia prima do nosso país, por isso reuniu tudo o que você precisa saber sobre a seringueira e os móveios que são fabricados com essa espécie de madeira branca e clara, também apelidada de árvore da borracha.

Sobre a Seringueira

O nome seringueira, acredita-se que surgiu devido sua produção e como é extraído o látex, através de uma “seringa”. A seringueira pode atingir até 30 metros de altura, por isso você não pode tê- la na sua casa plantada, porém você, com certeza, possui diversos itens espalhados que são fabricados na Bahia e recentemente no Paraná, graças a seringueira. A seringueira também produz um fruto que possui três sementes grandes e achatadas que são riquíssimas em óleos que são usados em vernizes e tintas. A cor da madeira da seringueira é esbranquiçada, mas também pode ser encontrada com manchas marrom e amarelados. A seringueira possui uma preferência por terrar argilosas e de beira de rios. Terrenos planos são ótimos para plantar, cultivar e explorar a muda de seringueira. Atualmente, o maior centro de extração do látex ocorre em São Paulo, porém ainda assim, como é preciso uma demanda grande muita borracha é importada. Deu para perceber como a seringueira é super requisita, não é mesmo? Mas, depois da extração do látex, você sabe o que acontece com essa madeira?

Móveis com Madeira de Seringueira

O ciclo de vida da seringueira é de mais ou menos 35 anos, depois ocorre a extração do látex e essa madeira resistente e super durável era cortada para ceder lugar para novas mudar e usada para lenha. Essa era a história das serigueiras depois de serem usadas. Agora alguns grandes nomes do design estão com uma proposta super sustentável e interessante que é aproveitar as madeiras da seringueira para a fabricação de móveis que mostrem todo o potencial que essa matéria-prima rica pode nos oferecer. O projeto chama- se “seringueira” e possui entre famosos designers, o Fernando Jaeger que declarou ser fã dessa matéria-prima há muito tempo. Já foram criadas doze peças que foram expostas em São Paulo entre elas bancos e uma namoradeira, e tem como principal intuito a ideia de promover o maior uso e o reaproveitamento dessa espécie nativa.

Agora você já sabe um pouco mais sobre a seringueira e como os seus benefícios para nosso país e o mundo são de extrema importância. Por isso, é importante reciclarmos e termos atitudes sustentáveis, para que todo o recurso natural não seja extraído em vão.

Westwing: o Extraordinário Mundo da sua Casa

Próximas campanhas