Sérgio J. Matos

Sérgio J. Matos

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraSérgio J. Matos

Inspirado no Brasil, o mato-grossense Sérgio J. Matos reverencia a dinamicidade da cultura nacional através de artesanatos regionais, feiras e, como não poderia faltar, a natureza, com peças inspiradas em cactos e carambolas, por exemplo. As peças de Sérgio J. Matos não remetem ao país apenas em suas inspirações, mas também nos materiais e técnicas usados pelo designer para criar seus móveis, sendo alguns deles a madeira, o crochê, cascalhos e a chita.

Sérgio J. Matos acumula prêmios nacionais e internacionais de design ao longo de sua carreira com seu estilo irreverente. Confira nesta página do Westwing um pouco mais sobre a trajetória do designer tipicamente brasileiro, Sérgio J. Matos e saiba um pouco mais sobre algumas de suas peças com mais destaque no Brasil e no mundo. Inspire-se também em nossas dicas para criar ambientes de estilo tropical e étnico variando as cores das peças assinadas pelo artista.

Trajetória de Sérgio J. Matos

Formado como designer de produto pela Universidade Federal de Campina Grande, Sério J. Matos é um apaixonado por cultura brasileira e retrata essa paixão em suas peças de forte identidade. As maiores influências de Sérgio J. Matos são as regiões com as quais criou relações, como Mato-Grosso, local onde nasceu, Nordeste e outros lugares em que morou e conheceu ao longo de sua carreira. Sérgio J. Matos gosta de se inspirar em feiras e artesanatos regionais para separar informação que será usada na criação de novas peças, e isso pode ser bem notado nos designs já conhecidos. Com peças de identidade cultural fortes, Sérgio J. Matos ganhou prêmios nacionais e internacionais, como o Cencept Design Award 2012.

Peças de destaque

Com inspiração bem brasileira vinda de feiras e artesanatos regionais, as peças de Sérgio J. Matos remetem ao cotidiano do povo do país, com designs criados a partir de inspirações do dia a dia. O premiado banco Carambola, como o próprio nome já diz, foi inspirado na fruta conhecida por seu formato. Com antigas técnicas de artesanato aliadas a um desenho contemporâneo, o banco Carambola rendeu três prêmios a Sérgio J. Matos e é feito em vime com diversas opções de cores, todas bem vibrantes. Outra peça de destaque de Sérgio J. Matos é a mesa Xique-xique, com forma exótica inspirada nos cactos residente do sertão nordestino. Outro diferencial dos móveis criados por Sérgio J. Matos, é que permite-se escolher qualquer cor da tabela Pantone para colorir a peça, criando uma maior variedade de combinações possíveis com seus designs.

Como combinar suas peças

Com peças inspiradas na brasilidade e disponíveis em uma grande opção de cores, os designs de Sérgio J. Matos podem se encaixar com maestria em uma decoração de estilo tropical. Combine as peças assinadas por Sérgio J. Matos com estampas coloridas e outros móveis em madeira para deixar o ambiente bem tropical. Ainda aproveitando as possíveis variações de cores que os móveis permitem, você pode optar pela versão da mesa de centro Xique-xique na cor vermelha para compor com o estilo moderno, basta combinar com outros móveis de linhas retas e quadros coloridos que completem a decoração modernista. O banco Carambola também pode completar uma decoração de estilo étnico, se aliado a peças tribais e tapetes indianos.

Próximas campanhas