Seixo para Jardim

Seixo para Jardim

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraSeixo para Jardim

Um jardim bem organizado e decorado é um estímulo a uma melhor qualidade de vida. O seixo para jardim é uma das maneiras mais simples de organizar, dividir espaço e incrementar a decoração da sua área verde. Você sabe como incorporá-lo à decoração do jardim?      

Seixos para jardim incrementam a funcionalidade de áreas verdes de todos os estilos, além de acrescentarem um toque de beleza e elegância à ambientação. Você conhece as vantagens do uso de seixos em paisagismo? Além de belos, os seixos ajudam a regular a temperatura, proteger a vegetação, auxiliam na demarcação de áreas de circulação e facilitam a drenagem de áreas verdes. Confira o guia preparado pelo Westwing e entenda sobre a utilização de seixos para jardim, aprenda a escolher o seixo mais adequado às suas necessidade e confira dicas para decorar utilizando este elemento.

Por que Utilizar um Seixo para Jardim?

Um solo exposto, sem nenhum tipo de cobertura é muito mais suscetível aos efeitos da erosão provocada por agentes naturais como o sol, a água e o vento. O seixo para jardim é uma das melhores opções de cobertura quando o objetivo é proteger o solo e incrementar a decoração do jardim de maneira rápida, prática e econômica.

Os seixos ou pedras decorativas para jardim facilitam a drenagem da água evitando que ela se acumule e afete a vegetação. Eles também auxiliam na demarcação de passagens e áreas de circulação dentro do jardim e ajudam a regular a temperatura no ambiente. Além de demandar pouca manutenção, a depender do tipo de seixo escolhido e do local onde ele é posicionado, este elemento ajuda a incrementar o valor do imóvel.

Como Escolher um Seixo para Jardim?

O cascalho, a brita, a ardósia e o granito são algumas das opções mais comumente utilizadas como seixos para jardim. O local onde o elemento será aplicado e o tipo e tamanho das pedras estão entre os principais fatores a se considerar acerca da escolha de um seixo.

O seixo para jardim pode ser aplicado tanto em áreas expostas do terreno quanto em canteiros e vasos. No primeiro caso, ele funciona como uma excelente alternativa de cobertura para demarcar ou delimitar caminhos, passagens e áreas de circulação e convívio dentro do jardim. A pavimentação por meio de pedras é uma alternativa natural que costuma resultar em maior apelo estético que a pavimentação por concreto e similares.

O seixo também pode ser aplicado em canteiros e vasos de modo a demarcar e organizar as plantas dentro do jardim. Ele é especialmente útil para separar diferentes tipos de vegetação. Ele também ajuda a proteger o solo em volta das plantas, além de destacar toda a vegetação dentro do seu perímetro.

Há uma grande variedade de tipos de pedras para jardim. Escolher entre as diversas opções dependerá das suas necessidades. As pedras maiores e de cores escuras tendem a absorver mais calor do sol ao longo do dia, criando o potencial para áreas de microclima maiores dentro do jardim. Portanto, tendem a ser uma alternativa efetiva para a cobertura de jardins com espécies tropicais ou em locais de clima frio onde há necessidade de manutenção de microclima mais quente para o crescimento de algumas espécies. Elas também são excelentes para a pavimentação de  estruturas maiores dentro do jardim.

As pedras menores são especialmente úteis como acabamento para áreas pequenas como vasos e canteiros de tamanho reduzido. O potencial desse tipo de seixo pode ser explorado de modo a incrementar a decoração e criar efeitos paisagísticos dentro do jardim como linhas decorativas, formas e pequenos mosaicos.

Dicas sobre Como Decorar e Aplicar Seixos para Jardim

Dê preferência a opções locais. Tente optar por seixos para jardim feitos de pedras encontradas na sua região. Pedras locais são mais compatíveis com o clima e vegetação da região onde são encontradas, além de se incorporarem de maneira mais natural à paisagem.

Utilize seixos para amenizar o declive do terreno. Utilizar seixos para jardim para nivelar o solo é uma excelente alternativa se o objetivo é corrigir áreas verdes com declives e irregularidades. A maioria das pessoas desconhece que os seixos para jardim tendem a estar entre as alternativas de correção de declives mais belas, práticas e econômicas.

Traga colorido ao seu jardim. Utilizar seixos coloridos é uma forma natural e efetiva de explorar os efeitos das cores na decoração do jardim. Você pode escolher as pedras de acordo com a tonalidade ou pintar algumas, por exemplo.

Crie áreas de convivências em seu jardim. Seixos ajudam a delimitar espaço ao mesmo tempo que protegem a vegetação. Que tal utilizá-los para a criação de áreas temáticas no jardim? Se você possui filhos ou crianças em casa, uma sugestão é criar um jardim infantil com seixos. Você pode decorar a área com banquetas, almofadas e outros acessórios para o jardim.

Explore o seu potencial artístico. Seixos são excelentes para a montagem de esculturas, mosaicos e fontes em jardins. Liberte a sua imaginação e utilize-os de modo a personalizar o seu espaço.

 

Próximas campanhas