Segurança das Crianças em Casa

Segurança das Crianças em Casa

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraSegurança das Crianças em Casa

Quem tem criança em casa sabe bem: não importa toda a sofisticação, beleza e elegância de uma decoração, ela também deve ser funcional e se adaptar à rotina da casa e de todos que convivem ali, principalmente no que se refere à segurança das crianças em casa, afinal a missão primordial da decoração é proporcionar conforto para todos que habitam o lar, não é mesmo? Sendo assim, alguns cuidados são fundamentais na hora de planejar um ambiente em uma casa com os pequenos.

Crianças são curiosas por natureza, ainda mais quando se trata dos primeiros anos que são repletos de descobertas dos sentidos. Sabendo da preocupação que aflige todas as mamães no quesito bem-estar e proteção dos filhotes, o Westing preparou uma lista com dicas simples para te mostrar que é totalmente possível unir segurança àquela decoração dos sonhos e manter os pequenos longe de todos os possíveis perigos com alguns itens e adaptações. Confira!

Travas de segurança em todos os cômodos

A indicação de alguns anos atrás para a segurança das crianças em casa era a seguinte: o que a criança não pode ver, ela não vai pegar. Portanto, era recomendado colocar todos os itens que ofereciam riscos aos pequenos no alto. Mas outra opção bem prática, funcional e muito simples de se instalar são as travas de segurança que as impedem de abrir armários, gavetas dos armários da cozinha e área de serviço, até mesmo nos vasos sanitários dos banheiros e lavabo.

Nada de queda com pisos antiderrapantes

Para garantir a segurança das crianças em casa nas áreas externas e no banheiro, o ideal é optar por pisos antiderrapantes que possuem a aderência e atrito necessários para não deixar que elas escorregarem. O mesmo vale para rampas e escadas, onde o risco de queda é maior. Além de seguro para os pequenos, os pisos antiderrapantes são resistentes e vão durar por muito mais tempo.

Telas de proteção: uma aliada para todas as horas

Para quem mora em apartamento, as telas de proteção são itens indispensáveis para a segurança das crianças em casa. Mas saiba que elas também podem ser usadas para cobrir a piscina ou a lateral de escadas que são abertas ou que possuem grandes vãos.

Muita liberdade e segurança com um quarto Montessoriano

Já que o assunto é assegurar ambientes adequados, confortáveis e com segurança das crianças em casa de todas as idades, não poderíamos deixar de falar do método Montessori.
Criado pela primeira mulher formada em medicina na Itália, Maria Montessori, que também era educadora, tal método tem como objetivo criar ambientes que propiciem a criatividade do aprendizado e autonomia do bebê e da criança. Assim, o berço é substituído por uma cama baixinha ou um colchão no chão. Todo o restante deve estar ao alcance da visão e das mãos dos pequenos que podem explorar tudo quando quiser. Mas não se esqueça: apesar da liberdade, é importante manter o monitoramento.
Essas são apenas algumas dicas do que podemos fazer para garantir a segurança das crianças em casa, mas inúmeras outras ações podem ser executadas ao se colocar em pauta uma simples questão. O Westwing acredita que o instinto materno das mamães fará todo o restante do trabalho.

Próximas campanhas