Santiago Calatrava

Santiago Calatrava

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraSantiago Calatrava

Forte presença visual mesclada com conhecimentos tecnológicos sólidos é a marca de Santiago Calatrava, arquiteto e engenheiro espanhol cujos trabalhos elevaram o desenho de obras de engenharia a patamares desconhecidos. Nascido em Valência, em 1951, Calatrava assinou obras notáveis como o Complexo Olímpico de Atenas, a Puente del Alamillo, o Gare do Oriente, Auditório de Tenerife e a Cidade das Artes e das Ciências.

Muito inspirado por formas orgânicas como esqueletos, Santiago Calatrava tem um projeto no Brasil entre os mais conhecidos. Trata-se de uma ponte estaiada metroviária da Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro, além do Museu do Amanhã, cuja concepção é totalmente ecológica, com uso de energia solar. Quer saber tudo sobre a história desse expoente da arquitetura? O Westwing te conta tudo sobre suas obras, características marcantes de seu trabalho e influências. Confira o que preparamos sobre Santiago Calatrava!

Obras de Santiago Calatrava

Santiago Calatrava é o nome por trás de grandes projetos, tais como a Cidade das Artes e das Ciências, em Valência, na Espanha, o Hemisfèric, o Museu das Ciências Príncipe Felipe, o L’Umbracle, o Palácio das Artes Rainha Sofia, a Ágora e a Ponte de l’Assut de l’Or. O Complexo Olímpico de Atenas, na Grécia, também é outra obra assinada por Santiago Calatrava, juntamente com o Auditório de Tenerife, a Stadelhofen Railway Station, na Suíça, o Museu de Arte de Milwaukee, a Ponte da Constituição, em Veneza, na Itália, e a Puente de la Mujer, em Buenos Aires, na Argentina.

Seus projetos mais recentes incluem, além das obras no Rio de Janeiro, visando à revitalização e modernização urbana da área do Porto do Rio de Janeiro, um arranha-céu em Nova Iorque composto por 12 casarões em forma de cubos.

Prêmios Conquistados por Santiago Calatrava

Esse arquiteto espanhol conquistou importantes prêmios ao longo de sua carreira, que o consagraram como um dos maiores nomes da arquitetura moderna. Em 1992, recebeu medalha de ouro do IStructE (Institution of Structural Engineers); em 1999, Santiago Calatrava foi homenageado com o Prêmio Príncipe das Astúrias e, em 2005, ganhou a medalha de ouro do AIA (American Institute of Architects).

As Características da Obra de Santiago Calatrava

Calatrava evidencia o movimento das forças que animam as construções, introduzindo soluções móveis e configurações dinâmicas às suas obras. Atualmente, Calatrava é tido como um dos mais ativos “estruturistas” contemporâneos, com um toque de surrealismo. As inspirações de Santiago Calatrava vêm dos seres da natureza e sua composição (esqueletos, articulações, tendões, etc.). Esse arquiteto possui, ainda, vasta experiência com desenho e escultura.

O Legado de Santiago Calatrava para o Rio de Janeiro

O Museu do Amanhã, localizado no Rio de Janeiro, é uma das mais recentes obras de Santiago Calatrava. Ele engloba quinze mil metros quadrados de área construída sob uma envoltória inspirada em uma flor de bromélia. A área total da obra atinge quase 30 mil m² se forem considerados os jardins e espelhos d’água, voltados para a Baía de Guanabara.

Santiago Calatrava é um nome que não pode faltar no hall dos arquitetos mais influentes e criativos do mundo. Se fizer uma viagem a um dos locais que receberam as obras de Calatrava, não deixe de conferi-las!

Próximas campanhas