Salvador Dalí

Salvador Dalí

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraSalvador Dalí

Não há quem não reconhça o senhor da foto com os olhos arregalados e, um bigode fino, com as pontas viradas. O pintor espanhol Salvador Dalí, é um dos grandes nomes da história. Suas obras revelaram ao mundo o estilo surrealista, inspirado no mundo dos sonhos, com imagens abstratas e por algumas vezes bizarras, mas extremamente interessantes. O artista produziu quadros, esculturas, fotografias e até mesmo filmes, que até hoje inspiram o mundo.

Elefantes com pernas compridas e finas, relógios de ponteiro derretendo e figuras apoiadas em bengalas são alguns dos principais elementos presentes na obra de Salvador Dalí. Amado por muitos, odiado por tantos outros, Dali fez história e transformou o conceito de arte. As imagens criadas pelo artista, atravessaram décadas, e hoje podem ser encontradas em diversos objetos decorativos. Para conhecer mais sobre a vida e obra de Salvador Dalí, confira esta página especial preparada pelo Westwing.

Salvador Dalí e o Surrealismo

Ainda jovem, Salvador Dalí chamava atenção nas ruas por sua figura excêntrica. O bigode longo, fino e virado nas pontas, despertava olhares curiosos, assim como o cabelo comprido, os longos casacos, além de um laço amarrado no pescoço. Dono de uma personalidade peculiar, logo que se mudou para Madrid, Salvador Dalí encontrou a sua turma e conheceu um grupo de artistas que inspiraram seu trabalho. Na sua primeira viagem para Paris ficou amigo de Pablo Picasso e Juan Miró,  e começou a experimentar trabalhos no estilo dos dois artistas. No período da Segunda Guerra Mundial, Salvador Dalí dialogou com o recém-criado Dadaísmo, um estilo da arque que contestava de maneira abstrata a guerra e suas consequências.

Ao longo dos anos desenvolveu trabalhos de fotografia com Man Ray, criou peças de roupa em parceria coma  estilista Elsa Schiaparelli, e até produziu um filme em conjunto com o cineasta Luís Buñel, chamado o “Cão Andaluz”, uma obra prima do surrealismo. Este estilo difundido por Salvador Dalí explora por meio de formas distintas e cores explosivas, as ideias do subconsciente, as imagens vistas e criadas no mundo dos sonhos e até mesmo nas alucinações, mesclando elementos reais com imagens abstratas.

Principais Obras de Salvador Dalí

Algumas obras representam todo o trabalho de um artista, portanto conhecê-las ajuda a ter uma ideia da grandeza do trabalho executado. As principais obras de Salvador Dalí estão espalhadas pelo mundo, mas há dois museus, um na Flórida, nos Estados Unidos e outro na Catalunha, na Espanha dedicados exclusivamente à obra do artista. Confira alguns dos principais trabalhos de Salvador Dalí:

  • A Persistência da Memória (1931)
  • Construção Mole com Feijões Cozidos (1936)
  • A Face da Guerra (1940)
  • A Tentação de Santo Antônio (1946)
  • Toureiro Alucinógeno (1970)

O Surrealismo na Decoração

Salvador Dalí dialogou com o mundo da decoração criando algumas peças inusitadas. Um sofá em formato de boca, uma mesa em formato de nariz entre outras peças. Muitos designers incorporaram o estilo surealista e criaram mobiliários fantásticos nas últimas décadas. Além dos relógios para decoração, que assim como os dos quadros de Salvador Dalí parecem estar derretendo, é possível encontrar cadeiras, telefones, espelhos e muitas outras peças com formas inusitadas e inspiradoras.

O surrealismo criado por Salvador Dalí é, acima de tudo, um estilo irreverente, portanto pode ser livremente adaptado alguns itens de decoração. Basta ter criatividade e um toque de ousadia.

Próximas campanhas