Sala Mediterrânea

Sala Mediterrânea

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraSala Mediterrânea

A decoração mediterrânea busca inspiração nas regiões costeiras da Espanha, Itália, Grécia e Turquia e transmite a atmosfera fresca e ensolarada dessa região litorânea para qualquer região do mundo, mesmo em ambientes localizados em grandes centros urbanos. Tendo o mar mediterrâneo como inspiração, uma sala mediterrânea não poderia ter um visual mais agradável: a mescla de tons verdes e azuis unida a matérias-primas naturais é característica fundamental, além de leve e encantadora. 

Quem é fã de decorações praianas, náuticas e campestres pode optar pelo estilo mediterrâneo, ao escolher um ambiente que transmita frescor e tranquilidade. Com os elementos certos, a sala mediterrânea será capaz de transportar os moradores para um ambientes de extrema tranquilidade a aproximá-los de sua inspiração: o mar mediterrâneo e sua região costeira. Quer saber como conseguir esse efeito? Confira dicas de composição nesse estilo apresentadas pelo WESTWING. Inspire-se!

Elementos da Sala Mediterrânea

A decoração de uma sala mediterrânea é baseada no visual estonteante das regiões litorâneas banhadas pelo mar mediterrâneo. Para conseguir um efeito que realmente remeta à sua inspiração, alguns elementos possuem papel importante no conjunto da sala mediterrânea e colaboram muito para que o objetivo seja atingido. 

Para começar, a sala mediterrânea deve ter predomínio de branco, mas sempre acompanhado de toques de cores espalhados e, preferencialmente, de tons que se aproximem da tonalidade local do oceano, como o verde, o turquesa e o azul ciano. Os móveis, por sua vez, devem aparecer em matéria-prima natural, como madeira e pedras como o granito e o mármore. Bege e marrom, também muito presentes na natureza, são bem-vindos e reforçam a referência paisagística do estilo mediterrâneo

Além disso, vale complementar a decoração com elementos que são, de fato, naturais e cheios de vida, como arranjos florais, plantas ornamentais e até mesmo centros de mesa repletos de frutas e flores coloridas

Como Compor uma Sala Mediterrânea

Com a referência em mente, e algumas ideias sobre os elementos fundamentais que formam o estilo mediterrâneo, entra a questão: como selecionar as cores, os móveis e os revestimentos em salas mediterrâneas?

Começando pelos revestimentos: na sala mediterrânea, as paredes podem tanto ser utilizadas lisas, como com acabamento em gesso e pedras de cor clara. É importante priorizar, na sala mediterrânea, revestimentos que melhorem a luminosidade do espaço, já que a luz é um dos principais encantos da região na qual esta sala se inspira. Para isso, nada de paredes escuras ou papel de parede estampado na sala mediterrânea. O piso, por sua vez, pode ser igualmente claro, em madeira ou ainda em cerâmica fria em tons beges ou terrosos. 

Ainda no intuito de refletir e valorizar a luminosidade do sol, as cores dos acessórios e têxteis na sala mediterrânea também devem ser claras e, caso seja necessário adicionar pitadas de cor vibrante, optar por uma paleta de cores praiana e tons de azul, celebrando o mar, ou amarelo, como forma de evocar o brilho e o calor dos raios solares. 

Finalmente, a escolha dos móveis devem da sala mediterrânea deve priorizar também elementos naturais. Mesas, sofás e poltronas de madeira com estofado em tecido leve e confortável são ideais. Em zonas de temperaturas elevadas, vale optar pelo linho e o suede, que não esquentam e, por isso, garantem mais conforto na sala mediterrânea. 

Inspire-se na leveza, no frescor e na incomparável beleza da região mediterrâneo para criar sua própria sala mediterrânea e um verdadeiro refúgio praiano em qualquer lugar do planeta!

 

Próximas campanhas