Sala Japonesa

Sala Japonesa

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraSala Japonesa

Em busca de inspiração para montar uma sala japonesa ou inspirada no estilo japonês? Assim como no caso dos lares ocidentais, as salas são consideradas pontos focais das casas japonesas. Tanto no Oriente quanto no Ocidente, é este o cômodo dedicado à reunião dos membros da família, celebrações e recepção aos amigos. Portanto, é importante que a sala seja bem montada e decorada de modo a criar uma atmosfera agradável, convidativa e acolhedora.

Minimalismo, conforto, excelente aproveitamento de espaço e luz natural são algumas das marcas registradas das salas japonesas. As vantagens estéticas e funcionais do estilo japonês podem ser exploradas por qualquer um que deseje desfrutar de um interior moderno, prático e inspirador. O Westwing explica as características de função e estilo das salas japonesas. Conheça os elementos tradicionais em uma sala japonesa e veja dicas para montar uma sala inspirada no estilo japonês com o mínimo de esforço.

Sala Japonesa: Conforto e Minimalismo ao Alcance de Todos

Quem acredita na necessidade de preencher um interior com móveis, objetos e acessórios para torná-lo belo e funcional precisa conhecer as salas japonesas. O estilo japonês de decorar é reflexo do perfil e modo de vida dos habitantes do país. Simples e, ao mesmo tempo, visualmente impactante e acolhedora, a sala japonesa é um convite ao relaxamento e conforto. O espaço reduzido típico dos imóveis japoneses está longe de ser empecilho para a criação de salas modernas e agradáveis. Ao contrário, a necessidade de aproveitar o máximo do espaço e dos recursos naturais resulta na beleza incomparável da composição das salas japonesas.

Sala Japonesa

Chão e paredes da sala japonesa: assim como no caso do quarto japonês, o chão da sala japonesa é amplamente explorado. De certa forma, pode-se dizer que o chão da sala japonesa é considerado parte do mobiliário, já que é utilizado como assento. O revestimento de tatame garante total conforto e torna o uso de cadeiras dispensável. Pequenas almofadas espalhadas pelos cantos ajudam a dar o toque minimalista típico das salas japonesas.

Móveis na sala japonesa: o uso de poucos móveis é uma das principais marcas de estilo da sala japonesa. Como opção para mesa de jantar, é comum o uso do kotatsu, uma mesa pequena e baixa na qual os moradores se reúnem para refeições. Durante o inverno, o kotatsu é utilizado como aquecimento, já que emite calor de sua estrutura. O uso dos zaisu é bastante popular como opção de cadeiras ou poltronas para sala japonesa. Esse tipo de poltrona japonesa é um assento sem braços e pés, projetado para uso rente ao chão. Há diversos estilos de zaisu e é comum que sejam usados em detrimento de sofás e poltronas ocidentais.

Cores e objetos de decoração nas salas japonesas: a ausência de móveis na sala japonesa implica no uso de poucos objetos de decoração. Os adornos de parede são muito comuns e bastante explorados. É comum que as entradas das salas sejam adornadas com uma abertura na parede ou tokonoma, espaço dedicado à exposição de objetos decorativos e peças de arte como quadros de caligrafia, desenhos, ikebanas e bonsais. O esquema de cores da sala japonesa é normalmente baseado nos tons neutros e naturais. O branco, creme e bege são bastante utilizados como cores principais, já que tendem a passar a impressão de um espaço mais amplo e auxiliam no melhor aproveitamento da luz natural. Janelas e portas de correr ou shoji complementam e reforçam a iluminação natural sem sacrifício de privacidade. Como tratamento para as janelas da sala japonesa, cortinas de enrolar são as mais utilizadas, já que garantem melhor aproveitamento de espaço. As cortinas japonesas de bambu estão entre as opções mais aplicadas.

Quando o assunto é decoração com poucos móveis e pouco espaço, as salas japonesas são a maior prova de que, sim, é possível criar ambientes agradáveis, práticos e inspiradores com muita criatividade e ausência quase total de elementos.