Sala de Jantar Provençal

Sala de Jantar Provençal

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraSala de Jantar Provençal

O que te vem à mente quando você pensa em móveis brancos desgastados, tons suaves, tecidos florais e um cheirinho gostoso de lavanda? Se você respondeu estilo provençal, acertou!  Essa tendência, derivada das casas rurais e do modo de vida simples e rústico provenientes de Provence, no sudeste da França, teve origem entre os séculos 16 e 18 e voltou com tudo! Quer uma sala de jantar provençal? Saiba como.

É possível aplicar o estilo provençal a todos os cômodos da casa, mas, neste caso, vamos falar sobre a sala de jantar provençal. Um charme à mesa e um aconchego sem igual são as principais características desse estilo, cujo objetivo é remeter às tradições das famílias camponesas francesas que adaptavam a decoração vigente na época para imitar as casas da corte. Sem muito luxo, mas com charme de sobra, esse estilo deixa todos os visitantes – e moradores da casa - encantados.

Sala de jantar provençal – como montar uma

Criar uma sala de jantar provençal requer muita delicadeza e sensibilidade, já que esse estilo prima pelos detalhes e pelo toque do campo. Primeiramente, uma dica é aplicar um papel de parede floral, dando uma sensação de aconchego ao ambiente. No chão da sala de jantar provençal, um piso de canela de demolição ou um assoalho complementam o ar rústico, que pode ser combinado com uma mesa de madeira antiga e poltronas trabalhadas em pátina, revestidas com tecido floral ou listrado.

O que usar na sala de jantar provençal

Essa vertente “French Country Style” (Estilo Francês Campestre) tem como ponto forte a rusticidade, porém é combinada a elementos que dão a sensação de acolhimento e conforto. Por isso, o ideal em uma sala de jantar provençal é usar móveis pintados – desgastados ou não – paredes de pedra ou ásperas, madeiramento do telhado aparente, tecidos florais ou de cenas rurais. Com sua inúmera variedade de itens, o Westwing te ajuda a escolher as melhores e mais bonitas opções!

Peças de cerâmica colorida, castiçais de ferro, cestinhas, itens feitos de madeira e tudo o que mais remeter à vida rural pode ser utilizado nesse tipo de decoração. Sua sala de jantar provençal ficará linda, especialmente se você conseguir combinar as cores.

As cores da sala de jantar provençal

O branco é a cor predominante desse estilo, porém diversos tons de amarelo, verde, lilás e azul podem ser combinados para dar um ar mais gostoso ao ambiente. Como as madeiras utilizadas geralmente são mais escuras, tons mais leves e desgastados são ideais para os móveis. Se você não quiser seguir exatamente o estilo provençal pode até combiná-lo com outra tendência, desde que tenham a mesma linguagem.

Aplicando outros materiais à sala de jantar provençal

Sua sala de jantar provençal pode ter outras cores além do branco, mas você também pode ousar nos materiais, tais como o cobre, a madeira natural e a pedra, que vão muito bem com esse estilo. Estampas florais com listras, seguindo cores próximas, também são fundamentais nesse estilo, que combina com peças de mobiliário mais simples e retas. Um vaso com flores do campo certamente vai dar um toque ainda mais especial à sua sala de jantar provençal!

A Provence e seus encantos

Os lindos campos de lavanda da Provence podem te ajudar a se inspirar na hora de compor a sala de jantar provençal. Uma das mais belas regiões da França, a Provence conta com paisagens diversas, belas praias e um clima mediterrâneo delicioso. Sua geografia é repleta de montanhas, montes e campos que saltam aos olhos e, com suas cores, deixam tudo mais encantador. Um passeio de barco, uma tarde na praça ou uma simples caminhada nesse lugar vão fazer você se encantar com tanta beleza!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Próximas campanhas