Sala de Jantar Pequena

Sala de Jantar Pequena

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraSala de Jantar Pequena

Grandes projetos podem se inspirar em pequenos ambientes para fazer da sua criatividade o principal elemento. É possível aliar conforto, estilo e bem-estar em espaços reduzidos da sua casa ou apartamento. Uma sala de jantar pequena pode ser elegante, funcional e bem decorada com as dicas certas.

Saber como valorizar a metragem disponível da sala de jantar pequena é um primeiro passo fundamental para driblar os centímetros que você acha que vai precisar. Inspire-se com as ideias do Westwing e crie a sua sala de jantar pequena com muito charme e praticidade!

Móveis para Sala de Jantar Pequena

Um espaço menor pode dificultar a hora de fazer o projeto de decoração dos sonhos? A verdade é que você consegue imprimir muita elegância e ainda criar um ambiente prático quando utiliza os elementos certos. Os móveis para sala de jantar pequena são prova disso. Independente do estilo que você deseja reproduzir no seu apartamento, alguns móveis para sala de jantar pequena são obrigatórios. São eles:

  • Mesa
  • Cadeiras
  • Luminária
  • Armário

Seja num ambiente reservado para criar a sala de jantar ou até mesmo junto a sua cozinha, estes itens são encontrados em todas as salas de jantar. Mas a forma que você vai dispor os móveis para sala de jantar pequena é que vão ditar a beleza da decoração da casa.

Como Decorar a Sala de Jantar Pequena

Ambientes menores pedem cuidados maiores na sua composição, já que cada elemento escolhido será essencialmente evidente no cômodo. No caso da sala de jantar pequena, da mesa às cadeiras, além dos itens decorativos, devem já ser adquiridos com uma função definida.

Sala de Jantar Pequena

A mesa de jantar é um dos principais móveis da sala de jantar. Em diferentes formatos, como circular, quadrada ou retangular, ela vai definir o quanto você terá de área útil para decorar ao redor da sua sala de jantar pequena. Áreas com metragens menos avantajadas podem ficar melhores com uma mesa circular, por exemplo, que facilita o trânsito pelo ambiente.

Mesas de jantar quadradas são as mais populares, pois auxiliam na delimitação de espaços pelo ambiente. No centro da sala de jantar pequena, a decoração com a mesa de jantar quadrada fica mais prática, enquanto mesas retangulares podem ser usadas em locais estreitos, mas compridos.Vale lembrar, sempre, o quanto um espelho tem o poder de remodelar inteiramente a sua sala de jantar pequena, já que o seu uso permite que se crie a sensação de amplitude no ambiente. As janelas e uma boa iluminação, natural ou com pendentes, lustres, entre outros, também auxiliam para que o espaço pareça mais amplo.

Além disso, apostar em móveis com tonalidades claras é outra dica que melhora a claridade do cômodo.

Mesa de Jantar Pequena

A decoração de salas de jantar pequenas há muito já não é um desafio. Uma mesa de jantar pequena é uma adição perfeita para um imóvel reduzido onde há necessidade de aproveitamento máximo de espaço para servir as refeições.

Quem busca uma opção de mesa de jantar pequena para a decoração da sala precisa atentar tanto as características do móvel em si quanto para as especificidades do ambiente onde a mesa de jantar será colocada. Ambos os fatores são cruciais para garantir a funcionalidade e manutenção do potencial decorativo do móvel.

Modelos de Mesa de Jantar Pequena

É fundamental atentar para o design e acabamento da mesa de jantar pequena para garantir a escolha de uma peça adequada. No casos dos áticos e interiores com cantos não aproveitados, uma mesa de jantar pequena de canto pode ser a solução.

Quem precisa poupar o máximo de espaço de circulação pode optar por uma mesa de jantar pequena retangular para uso rente à parede. Móveis funcionais como a mesa de jantar pequena dobrável ou retrátil estão cada vez mais acessíveis. Este tipo de mesa pequena é ideal para salas pequenas e dinâmicas, onde há a demanda por constante reorganização do espaço. Uma mesa de jantar pequena expansível também é uma boa opção para estes ambientes.

Decoração de Sala de Jantar Pequena

Ao contrário do que muitos pensam, decorar um espaço menor pode gerar muita confusão – principalmente para quem é novato no mundo da decoração. É o caso de quem possui uma sala de jantar pequena ou até mesmo deseja criar este ambiente dentro de casa. A decoração de sala de jantar pequena precisa proporcionar uma experiência positiva, tanto na hora de escolher móveis e objetos como no momento de compartilhar o resultado com amigos e familiares.

O primeiro passo para fazer uma boa decoração de sala de jantar pequena é medir o espaço e pensar nos móveis básicos: mesa e cadeiras. O recomendado é escolher uma disposição para quatro lugares, pois otimiza a circulação do espaço. Assim você evita a sensação de ambiente apertado. Uma dica é deixar a mesa com um lado encostado na parede, que te dá mais espaço para criar uma linda decoração de sala de jantar pequena.

Como Decorar com Móveis para Sala de Jantar Pequena

Para começar o seu brilhante projeto de decoração e fazer um ambiente perfeito para receber os amigos e familiares para refeições prazerosas, é preciso que você defina o local do ambiente. Assim, os móveis para sala de jantar serão devidamente escolhidos.

Depois, tenha em mãos a fita métrica e confira o tamanho do espaço para facilitar a escolha dos móveis para sala de jantar pequena. O ideal é ter um espaço de, no mínimo, 60 centímetros de folga para as cadeiras. Além disso, pense nas aberturas dos armários – uma boa pedida é escolher pelas portas de correr que otimizam o espaço.

Mas se o espaço é limitado e você precisa criar a sala de jantar junto a cozinha, a decoração integrada pode ser uma forma interessante de imprimir beleza – além de economizar na compra dos móveis para sala de jantar pequena. Para isso, as cozinhas planejadas serão a base perfeita para os móveis para sala de jantar pequena: a mesa e cadeiras recebem o armário de cozinha, criando um conjunto perfeito para a sua decoração.

Se você deseja ampliar o espaço, reserve uma parede para instalar um espelho, que vai refletir os móveis para sala de jantar pequena e criar um efeito ampliado do ambiente. Aqui, além de conforto você terá mais estilo. Para caber todos os móveis para sala de jantar pequena, prefira deixar a mesa colada à parede, que dará mais leveza ao ambiente.

Explore a Versatilidade da Sala de Jantar Pequena

Embora de utilidade definida, a sala de jantar pequena é, também, uma área social muito versátil, na qual pode-se reunir os amigos e familiares à mesa para comer, beber, petiscar ou fazer divertidas jogatinas, além, é claro, jogar conversa fora.

Você pode, inclusive, integrar ambientes para otimizar o espaço e ainda manter o ambiente social mais próximo, como é o caso da sala de jantar com sala de estar integrada.

Sala de Jantar Pequena

Outra ideia é montar uma sala de jantar com cozinha agregada. Dessa forma, você mantém a interatividade de quem está cozinhando com os convidados sentados à mesa. Uma cozinha americana, por exemplo, é melhor ainda para integrar ambientes!

Sala de Jantar Pequena Planejada

A sala de jantar pequena planejada tem como objetivo ampliar o espaço para proporcionar mais conforto, funcionalidade e sofisticação, por isso a escolha dos móveis certos para o seu espaço é fundamental, afinal não é apenas de mesa e cadeiras que este cômodo precisa.

Aparador, buffet e cristaleira podem ser criados, modificados  e até fundidos para criar a ambientação perfeita da sua sala de jantar pequena planejada, mas, antes de tudo, analise o uso destes móveis e veja se realmente são necessários. O ideal é que eles ocupem apenas uma parede de sua sala de jantar pequena planejada, enquanto nas outras você deve deixar livre ou investir em um belo quadro.

Caso um ou dois destes móveis para sala de jantar pequena sejam necessários de acordo com a sua análise, levando em consideração os produtos que você precisa expor ou armazenar, prateleiras baixas (na altura da mesa) ou armários suspensos planejados com tampo podem ser utilizados como bons substitutos. Se você necessita dos três, a criação de uma estante para a sala de jantar pequena planejada com direito a nichos abertos ou fechados com porta de vidro, gavetas e tampo central pode ser a melhor ideia.

A mesa também pode ser otimizada na sala de jantar pequena planejada, tendo uma de suas extremidades fixada à parede ou estante. Quanto aos assentos, aproximar uma das laterais à parede e criar um banco facilita a circulação de pessoas no resto do cômodo.

Sala de Jantar Pequena Planejada: Itens Complementares

Além dos móveis, outras peças são essenciais para a ampliação da sala de jantar pequena planejada. A iluminação é um destes fatores: uma dica é investir em uma luz pendente sobre a mesa e outra fonte de iluminação na região da estante ou prateleiras, como arandelas ou mesmo spots embutidos no móvel planejado, criando uma sala de jantar pequena moderna e requintada.

Em uma das paredes, em cima das prateleiras ou no fundo de uma estante multifuncional aberta de sua sala de jantar pequena planejada, vale instalar um espelho, para ampliar ainda mais o espaço. Finalize com flores, tapetes, quadros e porta-retratos para dar um toque pessoal à sala de jantar pequena planejada!

Inspire-se nas dicas do Westwing e descubra como o espaço nem será levado em conta quando a decoração para sala de jantar pequena é feita com atenção à funcionalidade do cômodo!

Westwing: o Extraordinário Mundo da sua Casa

Próximas campanhas