Sala de Jantar Colonial

Sala de Jantar Colonial

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraSala de Jantar Colonial

Como seria um jantar colonial? Antes de tudo, mesa farta, como é costume em casas de campo. Tampo de madeira rústica, cadeiras envernizadas, toalhas bordadas, louças delicadas um belo lustre para iluminar a ocasião completam a fotografia. Não é difícil imaginar a decoração ideal, não é mesmo? Isso porque o estilo colonial marcou a história da decoração no Brasil e tornou-se um clássico versátil para qualquer espaço, urbano ou campestre. Associado à convivialidade, o estilo é ideal para ambientes amplos e iluminados como a sala de jantar.

Decorar este importante espaço com inspiração colonial é, além transmitir elegância, proporcionar bem-estar às pausas cotidianas em família. Para isso, não é preciso muita coisa: móveis de qualidade, alguns elementos-chave, muita criatividade e "voilà"! É possível recriar a atmosfera colonial sem perder em modernidade. Sempre buscando inspirar, o Westwing traz dicas para quem deseja resgatar os ares do passado no cômodo mais convivial da casa.

Sala de Jantar Colonial: Clássico a Revisitar

O estilo colonial é tradicionalmente um estilo clássico, mas que, com o uso de uma boa paleta de cores pode adaptar-se a qualquer espaço, mesmo um apartamento em pleno espaço urbano. Para isso, é importante guardar alguns elementos-chave do estilo: a mesa de madeira, um lustre central e o teto predominantemente alto.

Quem vive em apartamentos, onde o pé direito costuma ser mais baixo e as dimensões em geral pequenas, pode optar por criar a ilusão de um teto mais alto apenas com a pintura do forro em um tom mais claro que o restante do ambiente. Paredes em tons pastel contrastam o branco com suavidade e harmonizam muito bem com mobiliário colonial. Se a ideia é evitar a pintura, a dica é utilizar espelhos nas paredes laterais para criar a impressão de amplitude na sala de jantar colonial.

Sala de Jantar Colonial: Tons Versáteis

Nos móveis para sala de jantar colonial, prevalece a madeira em tom natural, sendo comum o uso de mogno e jatobá. Uma das grandes vantagens da madeira natural é, além de sua resistência, sua capacidade de harmonizar com qualquer complemento decorativo: branco, colorido, estampado e até mesmo metalizado. Por isso, na hora de servir a mesa de sua sala de jantar colonial, lembre-se de que louças claras são um clássico, mas variar de vez em quando é uma ótima opção para criar contrastes.

Louças e acessórios estampados remetem à atualidade e podem e deixar sua mesa muito mais original. Para um o toque mais elegante, combine-as com guardanapos e toalhas bordadas.

Mobiliário da Sala de Jantar Colonial

Móveis duráveis e resistentes são essenciais para uma sala de jantar decorada em estilo colonial. Mesa, cristaleira, buffet e cadeiras em madeira são elementos à serem considerados, mas para uma composição original a dica é ir além do clássico.

Uma boa opção para quem deseja inovar e ao mesmo tempo desfrutar da beleza do mobiliário colonial é misturar a sobriedade das peças mais clássicas com cortinas ou tapetes coloridos. Uma maneira simples revisitar o antigo sem abrir mão das características singulares de uma sala de jantar colonial: aconchego, delicadeza, simplicidade e encanto inigualáveis.

Westwing: o Extraordinário Mundo da sua Casa

Próximas campanhas