Sala de Jantar Antiga

Sala de Jantar Antiga

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraSala de Jantar Antiga

Para criar uma decoração temática para um ambiente de sua casa é necessário muita pesquisa. Cuidar para que cada detalhe saia como planejado não é fácil, mas tem sua recompensa. Quando se trata de decoração temática permanente, devemos escolher um tema que não canse os olhos e mantenha a sensação de aconchego, que todos os ambientes de uma boa casa devem ter. Um exemplo disso, e que faz muito sucesso ainda, é a sala de jantar antiga.

Entrar em uma sala de jantar antiga pode ser uma experiência emocional para muitos, pois remete à cômodos das casa de nossos pais ou avós. Contando com bastante presença da madeira como artigo principal, esses ambientes contam uma historia que merece ser passada de geração para geração, mantendo a tradição do jantar em família mais forte do que nunca. Confira no site do Westwing conselhos para ter uma casa que vai agradar você, seus amigos e seus familiares sempre!

Sala de Jantar Antiga: Móveis

Os móveis que compõem uma sala de jantar antiga são quase que exclusivamente fabricados em madeira maciça, podendo ser de carvalhos, ipês e outras grandes árvores tipicamente brasileiras como o pau-brasil. Mas claro que, para tornar o seu modelo de sala de jantar antiga mais sustentável, você pode apostar em peças fabricadas com madeiras de demolição ou em na revitalização de peças abandonadas. As cores de madeira que mais combinam são os tons de marrom escuro, com ou sem nuances avermelhadas.

O conjunto de móveis para este ambiente é composto geralmente por mesa de jantar de no mínimo seis lugares, cadeiras e poltronas, buffet e cristaleira.

As mesas possuem tampo bem grosso e resistente com recortes nas bordas em padrão art nouveau. Os pés podem ser finos ou largos e, quanto mais largos (independente do número de pernas), mais rebuscado ele é, com padrões no mesmo estilo do tampo. As mesas em sua maioria são retangulares, mas modelos redondos, ovais e quadrados também podem ser aplicados.

As cadeiras são pesadas e geralmente estofadas, possuindo detalhes de art nouveau, art déco ou, até mesmo, medievais, em seu alto encosto e nas pernas. Estofados claros podem impedir que a sala de jantar antiga fique muito escura e opressiva.

Já o buffet e a cristaleira seguem os mesmos padrões da mesa e das cadeiras, com muito mais rebuscamento. Esses móveis costumam ser bem mais largos (no caso da cristaleira, altos) do que suas versões contemporâneas, mas caso não tenha muito espaço em sua sala de jantar antiga, pode utilizar modelos menores, ou ainda utilizar apenas um dos dois.

Sala de Jantar Antiga: Acessórios

Os acessórios são fundamentais na decoração de sua sala de jantar antiga. Invista em centros de mesa clássicos, como um vaso com flores, de preferência em cores claras. O tapete deve ser de um tamanho que comporte a mesa de jantar inteira, mais todas as cadeiras apoiadas nela, podendo ter estampas, cores e temas orientais ou religiosos. Quadros, espelhos e porcelanas devem enfeitar as paredes de sua sala de jantar antiga, mas a grande estrela do ambiente é o lustre pendente sobre a mesa, geralmente em formato de candelabro, que quanto mais dramático ele for, melhor. Invista em modelos com várias lâmpadas e estrutura de ferro.

Gostou das dicas? Então aposte em uma sala de jantar antiga e sinta-se como nos velhos tempos!

Próximas campanhas