Sala de Estar Provençal

Sala de Estar Provençal

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraSala de Estar Provençal

Originário da Região de Provence, no Sul da França, o estilo provençal é o primeiro que nos vem à mente quando pensamos em decorar com quesitos de delicadeza e feminilidade. A forte presença de tons pastel e influencias primaveris, como a lavanda, típica da região francesa, remete às belas paisagens do local, famosas por atraírem turistas do mundo inteiro, faz desse estilo o “queridinho” dos românticos, dos sonhadores e dos nostálgicos.

Seja no jardim, no quarto ou na sala, o contraste entre elementos rústicos e desgastados com cores e estampas delicadas é uma combinação irresistível aos olhos, sempre elegante e atemporal. Deixamos aqui dicas especiais para quem adora receber visitas e pretende repaginar a sala de estar com um toque de estilo francês. Confira o conteúdo que o Westwing preparou e saiba como acertar na hora de planejar sua sala de estar provençal!

Sala de Estar Provençal : Detalhes Delicados

Planejar uma sala de estar provençal requere muita atenção na escolha das cores, importante característica que irá diferenciá-la das demais estéticas. Feminidade é o ponto chave, e para isso, vale abusar dos tons pastel: eles são femininos, versáteis e harmonizam perfeitamente com brancos e beges, cores base do estilo provençal. A neutralidade de cores se estende pelas paredes, cortinas e tapetes, criando contrastes leves, mas com muito charme para sala de estar provençal.

Para uma composição harmônica nos mínimos detalhes, vale investir em almofadas floridas e mantas com franja para sala de estar provençal. Cortinas em musselina semitransparentes permitem a entrada de luz natural e protegem os móveis do excesso de sol nos dias mais quentes, além de incrementarem a decoração da sala de estar graças a mistura de texturas.

Sala de Estar Provençal : Paredes Enfeitadas

Vindo da região campestre, o estilo provençal é muito associado à calma e às passagens bucólicas, perdidas no tempo. Para realçar ainda mais essas características, seja criativo e preencha as paredes com fotografias, quadros de estampas temáticas, florais ou frutais. Pense em personalizar as molduras e valorize-os ainda mais.

Outros acessórios de parede como relógios, porta-chaves e pratos decorados são ótimos aliados da sala de estar provençal. Além de transmitirem um aconchego nostálgico, esses enfeites para sala de estar, quando aplicados irregularmente e em tamanhos variados, remetem à decoração de casas antigas: você provavelmente vai se lembrar da casa da vovó na hora de recriar o seu mural!

Rústico e Delicado: Contraste Ideal

Detalhes rústicos são fundamentais em uma sala de estar provençal. Eles carregam a simplicidade e dos campos franceses, transformam e harmonizam com elementos delicados em um contraste ideal, evitando a infantilização do ambiente e inspirando tradição aos olhos.

Recriar um móvel com efeito rústico e deixá-lo como os móveis provençais é possível com ajuda e técnicas como a pátina, técnica idealizada por camponeses franceses. Fácil de aplicar e de realizar, a arte pode ser feita em casa com ajuda do material e do equipamento necessários. Alguns exemplos da versatilidade de aplicação da pátina são:

  • Rodapés
  • Portas de armários
  • Gavetas
  • Molduras de quadro
  • Caixas decorativas, porta-joias, revisteiro

Invista em lixas e tintas apropriadas, inspire-se na sala de estar provençal de seus sonhos e mãos à obra! Para descobrir tudo sobre estilo provençal, continue acompanhado as dicas de decoração do Westwing!

Westwing: o Extraordinário Mundo da sua Casa

Próximas campanhas