Estilo Rústico

Estilo Rústico

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraEstilo Rústico

A vida urbana e a correria do dia a dia também se refletem em nossa casa. O minimalismo, os objetos práticos e a funcionalidade certamente contribuem para tornar a rotina mais fácil. Porém, se você quer trazer um pouco da brisa e tranquilidade do campo para os espaços metropolitanos, o estilo rústico é a tendência de decoração ideal para a sua casa.

As texturas e as imperfeições dos móveis rústicos nos remetem a uma atmosfera vintage e aconchegante. Seus elementos naturais, como mobiliários de madeira, fibras nativas e acabamentos expostos ou envelhecidos permitem criar ambientes despojados e elegantes, tudo na medida certa. O Westwing indica o estilo rústico para a decoração de salas, cozinhas, varandas, terraços e jardins. Em nosso site você encontra diversos artigos para adotar esse e outros estilos complementares. Gostou da ideia? Então confira as dicas que preparamos e inspire-se para renovar seus espaços!

Materiais

Os elementos naturais são muito explorados e valorizados em ambientes de estilo rústico. Entre as opções de materiais típicas desse estilo estão:

  • Pedra
  • Vime
  • Madeira
  • Cerâmica
  • Linho
  • Couro
  • Algodão

Azulejos de pedras naturais como mármore e ardósia são muito utilizados como opção de revestimento para o chão e paredes.

Decoração com Estilo Rústico

Os acessórios que melhor transmitem a atmosfera do estilo rústico são aqueles que parecem antigos ou desgastados. Regadores de zinco, móveis de jardim de madeira, metais oxidados e porcelana com um ar vintage são elementos típicos do look rústico. Peças do mercado de pulgas também são complementos perfeitos para este tipo de estilo. As plantas também são uma alternativa eficiente e econômica de itens decorativos, já que transmitem uma atmosfera campestre e natural.

Estilo Rústico

Cores no Estilo Rústico

O estilo rústico traz a natureza, frescor e leveza para dentro de casa. As cores mais comumente utilizadas para a ambientação de espaços em estilo rústico são aquelas inspiradas em elementos naturais como os tons pastéis, cores naturais e motivos florais. É possível explorá-las tanto através da cor das paredes e revestimentos como através da escolha de acessórios e móveis.

Estilo Rústico Italiano

O estilo rústico no sul da Itália: o ambiente da Toscana – telhas de pedra rústica, interiores feitos de madeira maciça inspirados no encanto e charme das casas do campo. Uma clara afinidade pelos contrastes é um dos aspectos mais marcantes desse tipo de interior. Este contraste pode ser percebido na decoração: sofás opulentos, mesas e camas com acabamentos naturais, cômodas e aparadores simples criam um balanço perfeito entre móveis mais robustos e peças mais leves, tornando o ambiente mais acolhedor e agradável.

Estilo Rústico Escandinavo

Escandinávia – Suécia, Dinamarca e Noruega: quando pensamos nessa região e na sua população, muitas associações vêm à mente: brisa fresca, céu azul, praia, mar, área costeira e rochas. O estilo rústico escandinavo é marcado por essa sensação de liberdade. Casas de campo inspiradas no look escandinavo exploram elementos como a madeira natural, combinação entre as cores azul e branco, baús antigos e usados além de muitos outros acessórios que são característicos do ambiente típico nórdico.

Estilo Rústico Americano

Móveis ornamentados, sofás opulentos cheios de almofadas e uma geladeira extra grande – bem-vindos a uma casa de campo da América do Norte. Também podemos identificar que no estilo rústico americano, os interiores resultam de uma combinação de madeira em tons naturais e a cores mais neutras como o azul. Os móveis chamados “Shaker” na América tem uma longa tradição devido à sua alta qualidade, funcionalidade e simplicidade – e são exatamente essas propriedades que caracterizam as cadeiras Shaker. As cadeiras de balanço Shaker também são frequentemente utilizadas em ambientes baseados no estilo rústico americano.

Estilo Rústico Inglês

Poltronas situadas na frente de uma lareira ou de altas estantes que vão até o teto, clássicos sofás de couro Chestfield, escrivaninhas antigas de madeira nobre: aqueles que escolhem o estilo rústico inglês com esses móveis clássicos, com certeza estão escolhendo conforto. Com as peças que nos remetem à décadas passadas e muitas vezes feitas a mão e de modo artesanal, é possível encher a sua sala de estar com  o charme e elegância dos ares britânicos.

Estilo Rústico Francês

Decorar a casa de acordo com o estilo rústico francês é mais simples do que muitos imaginam. Este estilo é caracterizado pelas imperfeições e desgastes naturais dos móveis e acessórios. Os materiais e tecidos possuem partes desfiadas, a madeira possui pequenas irregularidades ao mesmo tempo que a pintura das paredes é desgastada – esses elementos complementam a decoração rústica francesa.

Vintage

O charme da moda antiga e das peças vintages harmonizam perfeitamente com o estilo rústico, especialmente os acessórios românticos, como almofadas com babados, peças em tons de rosa, móveis em vime branco ou cômodas desgastadas. O rosa escuro é uma cor característica do vintage, e está presente não somente nos estofados dos móveis, mas também em acessórios de porcelana como aparelhos de jantar e vasos decorativos.

O Novo Country

Materiais naturais e cores brilhantes combinadas com formas mais puras oferecem uma elegância casual. Os traços do estilo rústico tradicional são reinventados no novo estilo country. As cores deixam de ser marcantes e se transformam em tons mais suaves como o branco, creme, marrom ou verde oliva.

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas