Rodapé

Rodapé

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraRodapé

O rodapé muitas vezes pode parecer um elemento imperceptível, mas ainda assim é uma parte importante na arquitetura de um cômodo. Um quarto sem rodapé pode parecer inacabado, além do que ele é responsável por proteger o canto das paredes de alguns estragos.

O rodapé está disponível nas lojas de materiais de construção e marcenarias em uma infinidade de materiais e tonalidades. Ele também pode ser adquirido junto à empresa responsável pela colocação do piso ou tábua corrida na sua casa. Confira os principais modelos de rodapé para enfeitar e proteger a sua casa e seus móveis com as dicas do Westwing!

A Importância do Rodapé

Muitos podem pensar que o rodapé é um item supérfulo na reforma da casa, mas isso não é verdade. Além de óbvias razões estéticas, por criar uma união harmônica entre o piso e a parede, o rodapé é necessário para proteger a parede de sujeiras, infiltrações e da entrada de possíveis insetos indesejados.

rodapé

O rodapé também permite com que os móveis não fiquem encostados diretamente na parede, o que promove a circulação do ar atrás dos móveis, evitando a umidade, além de proteger o móvel e a parede na hora da limpeza, quando esses móveis podem ser arrastados e colocados no lugar sem a preocupação de danificar a peça ou riscar a parede do seu lar.

Tipos de Rodapé

O rodapé deve harmonizar com o tipo e o material do piso. A maioria deles são fáceis de instalar, podendo ser colocados sobre o piso com a ajuda de uma cola apropriada. Os modelos mais comuns são:

  • Madeira: um rodapé de madeira maciça se encaixa muito bem com pisos laminados e está disponível em tonalidades como maple, cerejeira e nogueira, oferecendo um visual quente e natural aos ambientes. É ideal para ambientes com decoração rústica e casas de campo, por exemplo.
  • Tiras de PVC: tiras de plástico são particularmente robustas e de fácil manutenção. Estes rodapés são adequados para conectar um carpete ou piso de linóleo com a parede, bem como declarações de bancadas de cozinha. O material deste tipo de rodapé possui um ótimo custo benefício e fácil manutenção, agregando otimização e praticidade para a casa, tendo em vista que, no momento de limpar o seu rodapé, o PVC não acumula pó e apenas um pano úmido resolve qualquer tipo de sujeira nele.
  • Tiras de metal: um rodapé de alumínio ou aço inoxidável é especialmente bom se você quiser passar os cabos da fiação elétrica ou por baixo dos mesmos. Além disso, como esses rodapés possuem um visual moderno, se ajustam a diversos tipos de piso, tais como a madeira ou laminados, e de decoração, harmonizando muito bem com estilos modernos e que valorizam as tubulações, canos e tijolos aparentes.
  • Cerâmico: esse rodapé pode ser comprado pronto ou criado a partir do corte de algum piso ou azulejo de sua preferência. Ele pode ser de cor e textura diferenciada ou apenas seguir a composição da base que será utilizada no chão.
  • Gesso: o rodapé de gesso é um modelo mais decorativo, podendo ser trabalhado com ornamentos de diversos tipos. Esses rodapés combinam com estilos de decoração provençal, shabby chic, entre outros, proporcionando um toque de delicadeza e cuidado com o décor geral da casa.

Instalação de Rodapé

Os rodapés podem ser instalados de diversas maneiras, visando facilitar a sua manutenção e limpeza, além de promover a segurança dos moradores, móveis e paredes do lar. Confira as principais instalações de rodapés e escolha aquela que melhor se adeque às suas necessidades:

  • Fixação: existem diferentes sistemas que fixam o rodapé com pequenos grampos e pregos, ou até mesmo com adesivos e colas especiais. Essa instalação é prática e rápida.
  • Trilho de montagem: devem ser usados quando na colocação de juntas no piso de parquet.
  • Selagem: as bordas e juntas do rodapé devem ser seladas com silicone ou outros selantes.

O rodapé pode ser fácil de colocar e provoca um efeito imediato no espaço. Contrate um profissional e confira as vantagens de ter um piso com um bonito rodapé!

Westwing: o Extraordinário Mundo da Sua Casa!

É hora de transformar a sua casa em um ambiente mais charmoso e seguro com a instalação de rodapés! Para isso, acompanhe as dicas que nós do Westwing trouxemos para você. São inspirações surpreendentes para ajudar a escolher o melhor rodapé com elegância, personalidade e, principalmente, praticidade. Confira nossas campanhas com móveis, artigos de decoração, e até dicas de qual rodapé é o mais adequado, com descontos exclusivos de até 70% e crie um projeto sofisticado e prático!

São inspirações e ideias para você criar a decoração de rodapé que quiser, adicionando mais charme ainda ao décor da sua casa. Descubra um novo jeito de decorar os ambientes para o dia a dia ou para datas e eventos comemorativos de uma maneira original! As dicas do Westwing são preparadas com muito carinho e dedicação para enfeitar a sua casa com rodapés e milhares de produtos inovadores que você conhece aqui diariamente. Aproveite!

Próximas campanhas