Richard Meier

Richard Meier

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraRichard Meier

Com inspiração em Benini e Borromini, além de Le Corbusier e Louis Kahn, Richard Meier é um grande arquiteto, conhecido por sua arquitetura abstrata e uso do branco em suas obras. Nascido nos Estados Unidos, em 1934, possui, em seu currículo, um prêmio Pritzker, o mais conceituado no universo da arquitetura. Conta, ainda, com uma medalha de ouro do (AIA American Institute of Architects).

Richard Meier integrou o grupo "New York Five", formado por cinco arquitetos de Nova York (Richard Meier, Peter Eisenman, Charles Gwathmey, Michael Graves e John Hejduk), comprometidos com a arquitetura moderna e com a forma pura, saudando a obra de Le Corbusier entre os anos 1920 e 1930. O Westwing foi atrás da história desse ícone da arquitetura e te mostra tudo sobre suas obras, seu estilo e seu legado. Confira, a seguir, o que preparamos!

Características da Obra de Richard Meier

Richard Meier é reconhecido pelo uso da cor branca em seus projetos. Segundo ele, essa característica potencializa as qualidades da luz no espaço. “A brancura permite que as ideias arquitetônicas sejam entendidas de forma mais clara – a diferença entre opacidade e transparência, cheio e vazio, estrutura e superfície”, explica.

O trabalho de Richard Meier pode ser resumido em progressão geométrica, escultural e linear. Seus projetos nunca deixam de lado a surpresa, com foco no modo com que a luz atravessa e corta os edifícios.

Principais Obras de Richard Meier

Entre os mais reconhecidos projetos desse arquiteto estão o Getty Center, em Los Angeles, o Museu de Arte Contemporânea de Barcelona, o Museu de Ara Pacis e o Paley Center for Media. Há, ainda, o Condomínio Jesolo Lido e o Italcementi i.lab, ambos na Itália, o Engel & Völkers, na Alemanha, a Casa Rachofsky, nos Estados Unidos, as Casas Bodrum, na Turquia.

O Museu de Arte Contemporânea de Barcelona também é outra obra assinada por Richard Meier, que projetou, ainda, o Hotel Four Seasons, na Flórida, a Igreja do Jubileu, em Roma, e o High Museum of Art, em Atlanta.

Richard Meier e seu Retorno às Origens

Discípulo de Le Corbusier, Richard Meier foi o mais jovem arquiteto a receber um prêmio Pritzker. Recentemente, retornou às suas raízes, concluindo um edifício de uso misto no centro de Newark, em Nova Jersey. Com três escolas, uma creche, apartamentos e espaços comerciais no térreo, o prédio faz parte de uma iniciativa para revitalizar a região.

A Obra de Richard Meier no Brasil

Richard Meier deixou sua marca no Brasil, no projeto do edifício de escritórios localizado no segundo metro quadrado mais caro do Brasil, no bairro do Leblon, no Rio de Janeiro. Seu branco inconfundível invadiu as ruas do famoso bairro carioca, contemplando um edifício com dez pavimentos e 25 m de altura, em uma região que faz parte da Área de Proteção do Ambiente Cultural (Apac), que prima pela ambiência do bairro, com restrições quanto à altura das edificações e ocupação do lote.

Para quem gosta de arquitetura, aprecia a beleza das formas geométricas e a influência do branco nas obras, Richard Meier é um nome que merece ser apreciado e estudado. Seu legado é inconfundível!

Gostou do nosso conteúdo sobre o arquiteto Richard Meier? Os trabalhos do profissional são extremamente marcantes e merecem reconhecimento dentro e fora área de arquitetura, casa e decoração. Aproveite esta página do Westwing e amplie o seu conhecimento sobre a trajetória do arquiteto, as principais criações assinadas por ele e os diferenciais do seu traço nas obras que criou. Inspire-se com estas formas, a clareza do branco e a beleza dos projetos desenvolvidos por ele.

Westwing: o Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas