O guia das roupas de cama

Mix de decorações para cama

1. Tendências para uma noite relaxante
2. Como cuidar e conservar?
3. Como reconhecer modelos de boa qualidade?
4. Qual o tamanho ideal?

1. Tendências para uma noite relaxante

Preparamos um guia completo para você conhecer um pouco mais sobre cada material que pode ser utilizado nas roupas de cama e deixar o seu refúgio de descanso perfeito para noites mais aconchegantes.

1. LINHO
Arejado & natural

Gosta de materiais fresquinhos? Então tecidos leves e naturais, como o linho, são ideais para você. Sua capacidade de absorver a umidade e secar rapidamente faz com que este seja um têxtil de alta qualidade. Além disso, o linho mantém a poeira e os ácaros longe.

Características do linho

2. CETIM
Cintilante & sofisticado

Se você prefere algo mais luxuoso, o cetim é perfeito. Esse tecido nobre é conhecido por sua superfície lisa e luminosa, feito de longas fibras de algodão que proporcionam um toque macio. Os modelos confeccionados 100% em algodão egípcio ou seda são leves e ideais para um clima quente, enquanto os fabricados com poliéster são mais brilhosos e nos aquecem mais no inverno.

Características do cetim

3. PERCAL
Resistente & versátil

Está em busca de uma roupa de cama leve, porém durável e macia? A partir de 180 fios, os lençóis passam a se chamar percal. Os lençóis em percal são seus maiores aliados! O tecido é formado por um entrelaçamento de fios horizontais e verticais, que compõem tramas de densidade variadas, sempre de acordo com a quantidade de fios (180, 200, 400, etc). A composição desse têxtil pode ser 100% de algodão egípcio ou feita a partir da mistura com outras fibras. Quando combinado com cetim, o percal adquire um aspecto acetinado e mais requintado.

Características do Percal

4. SEDA
Luxuosa & maleável

Se você não abre mão do luxo, a seda deve ser a sua escolha. Esse tecido reluzente é refrescante para os dias quentes e ideal para o inverno também, já que retém calor. Clássica, a seda proporciona uma sensação de maciez aliada ao glamour do material. É bastante durável e perfeita para quem tem alergia à poeira.

Característica da seda

voltar ao topo

2. Como cuidar e conservar suas roupas de cama?

O que pode ser melhor do que deitar em uma cama com lençóis e fronhas recém lavadas? O perfume e a maciez dos tecidos podem ser perdidos se não conservados da maneira correta. Confira nossas dicas de cuidados para que você desfrute dos seus modelos por muito mais tempo.

Dicas de como conservar suas roupas de cama

CUIDADOS ADICIONAIS NA HORA DA LAVAGEM: É importante sempre conferir a etiqueta do fabricante com a indicação dos cuidados adequados. Sempre lave a roupa de cama antes de usar pela primeira vez, já que pode ocorrer um encolhimento natural de até 10% do tamanho inicial do tecido. Também recomenda-se usar a metade da quantidade de sabão indicada nos manuais das máquinas, bem como não lavar jogos de cama junto a outras peças em poliéster, evitando assim a formação de bolinhas.

voltar ao topo

3. Como escolher uma roupa de cama de boa qualidade?

A contagem de fios faz referência ao número de fios por centímetro quadrado ou polegada quadrada de tecido. Quanto mais alto o valor, mais densa é a trama, ou seja, mais macio, brilhante e durável é o têxtil. Por outro lado, um número menor faz com que a roupa de cama ofereça mais frescor.

Entenda a diferença:
• 150 fios –> também conhecido como 100% algodão, é antialérgico e macio
• 180 fios –> comumente chamado de percal, pode ser de algodão puro ou misto (50% algodão, 50% poliéster). Este último tem a vantagem de não precisar ser passado
• 200 fios –> algodão puro, considerado nobre
• Acima de 220 fios –> muito chique e macio, especialmente o de 400 fios
• 600 fios –> o mais luxuoso, com textura acetinada

DICA: se a matéria-prima do tecido for de boa procedência, uma contagem de frios baixa pode ser suficiente para uma roupa de cama de qualidade.

voltar ao topo

4. Quais os tamanhos de roupas de cama?

O tamanho de lençóis, cobre leitos e edredons dependem muito do modelo da cama. As medidas padrão do móvel são:
• Cama infantil: 0,70 x 1,50 m
• Cama de solteiro: 0,80 x 1,90 m
• Cama de casal: 1,40 x 1,90 m
Por conta disso, o tamanho da sua roupa de cama e, especialmente dos lençóis, deve seguir aproximadamente as seguintes medidas:

Medidas padrão das camas

Para as fronhas e capas de travesseiro, as medidas padrão são de 0,50 x 0,70 m. Para travesseiros infantis, o tamanho da fronha normalmente é de 0,30 x 0,40 m.

roupas-de-cama-08

Existem também modelos de camas maiores, que garantem ainda mais conforto para as noites de sono. Entre eles, a cama Queen Size, que possui 1,60 x 2,00 m, e a King Size, com 1,90 x 2,00 m. Por conta de seus tamanhos mais largos e compridos, as roupas de cama também devem ser adequadas.
• Lençol para cama Queen Size: 2,40 x 2,65 m
• Lençol para cama King Size: 2,80 x 2,65 m

voltar ao topo

WestwingNow Loja de decoração, móveis e aparadores com objetos de decoração | WestwingNowPowered by Rock Convert

Marília Terra

Já conhece o nosso App?

Baixe agora

Baixe agora
Offline