Arquitetura Francesa: um novo olhar

A França é um destino muito procurado por ser o símbolo de diversos acontecimentos. É lá que se pregou com força a “Liberdade, igualdade e fraternidade”. É lá que as artes e as inovações gastronômicas ganham vida e se destacam mundo a fora. Lá foi o centro cultural efervescente no começo do século XX, com sua Belle Époque. Além disso, quem nunca sonhou em conhecer a arquitetura francesa como a Torre Eiffel, o edifício mais alto de Paris?

No entanto, há muito mais da França para se conhecer. Ruas, cafés, paisagens e arquitetura. É necessário um olhar atento para perceber os detalhes que tornam este país ainda mais encantador.

Que tal começar com este campo de lavanda? (1) Sua presença é marcante e delicada, mostrando como esta área é bem cultivada e valorizada no país. Outro ponto atrativo são os cafés que convidam turistas ou nativos. Algumas mesas, cadeiras e lanternas pretas: tudo no estilo provençal (2).

Todos comentam este estilo, mas o que ele realmente é? É algo que carrega a marca da lavanda e se inicia entre os séculos XVI e XVII aonde artesãos, ao fazerem os móveis, buscavam esconder o defeito da madeira com uma mistura de gesso e cola. Com o tempo esta mistura se desgastava e a aparência envelhecida vinha. Este estilo tornou-se elegante e bastante procurado no mundo todo. Aqui as formas nos remetem ao artesanal e a abundância de verde torna o cenário simplesmente refinado e atrativo.

Campo de lavanda

Caminhando pelas ruas francesas, como esta em Saint-Rémy-de-Provence, é possível encontrar esta sensação de desgaste ainda mais fortemente. A janela em evidência é de madeira e traz a cor verde, duas características muito presentes na decoração provençal. Este galho que se enreda na parede confere um estilo de simplicidade para a casa que se localiza numa típica vila provençal. (3)

Ruas

Há ainda esta vila (4), que repleta de flores no corrimão da escada traz serenidade e beleza aos seus moradores. Aqui o estilo rústico se manifesta fortemente, sem perder o charme. A rua estreita e a distribuição das casas torna este o caminho ideal para quem quer um passeio relaxante e aprazível.

Vila

Mais um detalhe que chama a atenção é este portão rodeado por um jardim bem cuidado (5). O portão de ferro é repleto de detalhes bem elaborados e sutis, sendo a porta de passagem para, provavelmente, uma propriedade bem cuidada. Esta imagem nos remete a tranquilidade, proteção e elegância no melhor estilo francês.

Portão

Para continuarmos atentos aos pormenores franceses podemos apreciar esta composição (6). Ao ar livre, encontramos uma mesa ideal para tomar um chá e uma cadeira no estilo da fazenda. Muitas flores fazem parte deste cenário que se torna sereno e relaxante. Esta pode ser a decoração de um café mais reservado ou, senão, uma ideia para se aplicar no seu próprio jardim!

Composição

Agora que você já tem um novo olhar da França, que tal planejar aquela viagem especial?

Priscila Silvério

Já conhece o nosso App?

Baixe agora
Baixe agora
Offline