Renzo Piano

Renzo Piano

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraRenzo Piano

Renzo Piano é um grande arquiteto italiano e as suas obras são surpreendentes e completas em diversidade de escalas, materiais e formas. O arquiteto Renzo Piano não se cansa de produzir a sua fantástica arquitetura high-tech que fascina qualquer pessoa desde o seus meros esquissos carregados de simbolismo às suas imponentes construções envoltas de um característico misticismo e magia que dão toda a vida às suas grandes obras arquitetônicas.

Alguns arquitetos têm seu estilo pré-definido, mas o que diferencia Renzo Piano é que ele busca simplesmente aplicar um conjunto de ideias coerentes a novos projetos de formas totalmente diferentes, dando origem a peças incríveis - e é por isso que ele é um grande sucesso na arquitetura. Se você quer saber um pouco mais sobre o arquiteto Renzo Piano, aproveite para acompanhar tudo que o Westwing preparou para você!

Biografia de Renzo Piano

Renzo Piano se formou em 1964 na Escola de Arquitetura do Instituto Politécnico de Milão. Na época, trabalhou em um projeto sob a orientação de Franco Albini, visitando regularmente os edifícios que o seu pai, que trabalhava no ramo da construção civil, coordenava. Entre 1965 e 1970, Renzo Piano terminou sua formação e realizou algumas experiências de trabalho através de viagens de estudo à Grã-Bretanha e à América.

Em 1970, fundou a agência Piano & Rogers, com Richard Rogers, seu sócio no projeto do Centro Pompidou em Paris. Em 1977, Renzo Piano fundou o ateliê Piano & Rice, com Peter Rice, personalidade que havia trabalhado com ele em muitos projetos, formando uma parceria que se prolongou até seu falecimento, em 1993.

Renzo Piano fundou o seu atual ateliê em Gênova, conhecido como Renzo Piano Building Workshop, criando, paralelamente, escritórios independentes em Paris e Gênova.  A sua equipe de trabalho tem cerca de 100 pessoas especializadas em determinados campos de seus projetos arquitetônicos (coordenadores, especialistas, sócios), tendo ainda como colaboradores alguns arquitetos associados, como é o caso dos ARB Arquitectos que colaboraram com ele no projeto do Centro Paul Klee. O seu histórico arquitetônico conta já com uma vasta gama de obras muitíssimo conhecidas e conceituadas mundialmente – no qual se destaca o Centro Georges Pompidou.

Principais Obras de Renzo Piano

O ponto forte dos trabalhos de Renzo Piano é o uso da tecnologia, materiais sustentáveis e o cruzamento do tradicional com o inovador. Algumas obras exploram um lado futurista, cheias de vidros, iluminação e traços retos. Outras têm grande influência conservadora. Renzo Piano é, com toda certeza, um grande exemplo de pluralidade e, por isso, ganhou vários prêmios de arquitetura, incluindo o Prêmio Kyoto em 1990 e o Pritzker em 1998.

Em Paris, fica o Centro Pompidou, uma das primeiras obras reconhecidas de Renzo Piano. Ele também foi o responsável pela arquitetura do aeroporto internacional de Kansai, em Osaka, no Japão, assim como do Auditório Parco Della Music em Roma, na Itália, e a torre em Londres, Shard of Glass – London Bridge Tower, entre tantas outras belas obras.

Próximas campanhas