Renda

Renda

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraRenda

A renda é um tecido de malha aberta, fina e delicada que forma desenhos diversos devido ao entrelaçamento de fios que compõem dois elementos: o desenho e o fundo. As matérias-primas para fazer a renda são geralmente linho, seda e algodão. Na decoração, o tecido aparece em praticamente todos os cômodos, podendo ser encontrado em toalhas de mesa, toalhas de banho, cortinas, almofadas, colchas, porta-copos, jogos americanos, entre outros.

Na decoração, as rendas trazem um ar romântico para o ambiente. Os que são adeptos as artes manuais sabem que um detalhe do tecido pode fazer toda a diferença e deixar a casa linda. O Westwing preparou um dossiê da renda, onde explica a origem e os tipos de entrelaçados e dá dicas de como decorar a casa de uma forma feminina e delicada. Confira e enfeite um cantinho da sua casa com a renda!

Tipos de Renda

Estima-se que a renda tenha começado a ser confeccionada na Bélgica, entre os séculos XVIII e XIX. Inicialmente, o tecido era feito em fios de prata, ouro ou seda e era limitado para as vestimentas dos membros da corte e do clero. Porém, no início do século XIX, os entrelaçados já apareciam em vestido, casacos, luvas, lenços e outras peças de figurino.

Existem diversos tipos de renda, entre eles a de bilros, a de agulha e a renascença. Há também outros trabalhos manuais rendados, como o crochê, que é feito com uma agulha e o frivolité, executado com uma naveta que forma nós com linhas. Conheça os principais estilos da renda:
Renda de Bilros: Feita sobre uma almofada dura, onde é colocado um cartão perfurado com o desenho. Os fios são manejados por pequenas peças de madeira, chamadas de Bilros ou Birros. Esse tipo de renda está presente em Portugal, na Espanha e na França. No Brasil, ela é feita em algodão e confeccionada em cidades litorâneas, sendo muito produzida no Ceará.
Renda de Agulha: É confeccionada dando-se laçadas com o fio em pontos simples ou complexos. Os rendeiros, nesse caso, desenham o padrão em papel pergaminho e executam a renda preenchendo o desenho com pontos caseados.
Renda Renascença: Executada de forma exclusivamente artesanal, sua trama é feita a partir de um desenho riscado em papel manteiga e confeccionada com agulha comum. O trabalho nesse tipo de tecido é demorado, chegando a um ano para ficar pronto. No Brasil, o maior produtor desse tipo de renda é a cidade de Poção, em Pernambuco, que exporta para países do mundo inteiro.

Decoração com Renda

A renda traz elementos femininos e delicados para a decoração. Ela pode ser usada para implementar estilos Shabby Chic, Cottage, Romântico e Clássico. Para usar o tecido de forma romântica, combine-o com estampas florais e cores pastel. Em uma casa colorida, experimente aproveitar os vazados do tecido colocando-o em fundos de tons fortes, como uma toalha de renda por cima de outra peça lisa por exemplo. Decorações Clássicas combinam bem com círculos de renda branco enquadrados em fundo preto.

Em festas, as rendas podem ser um belo complemento em mesas. Experimente revestir copos com o tecido e usá-los como porta-velas. Uma tira de renda pode ser colocada em taças ou ser usada para envolver guardanapos. É possível ainda fazer lembrancinhas de festa com potinhos cheios de doce de leite revestidos.

Renda na Janela

Que tal usar a renda para revestir janelas e deixá-las com uma delicada textura? Para isso, é só cortar o tecido das medidas exatas, colar a renda com cola branca e depois colocar mais cola por cima. Essa técnica pode ser usada em bandejas, pratos, vasos e até em espelhos. Qualquer superfície de vidro vira um lindo objeto decorativo se revestido com renda.

Agora que você já sabe tudo sobre a renda, inspire-se e coloque mais romantismo na sua casa com esses delicados tecidos.

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

O ato de decorar pede atenção aos detalhes. São através deles que iremos transmitir de forma sutil nossa personalidade e gosto na composição dos cômodos. São os detalhes também que garantem aquele toque final no momento de compor a mesa ou mesmo na de decorar o banheiro.

A renda é um tecido delicado que embeleza muitos artigos dentro do universo da casa e decoração. Desde guardanapos de tecido até toalhas de banho, a renda pode estar presente também no revestimento de peças e até de paredes.

O Westwing sabe como é importante aliar beleza e funcionalidade e por isso oferece curadorias com produtos delicados que vão desde um jogo de banho com detalhes em renda, até jogos de lençóis ornamentados com o tecido para deixar seu quarto ainda mais charmoso. Cadastre-se e confira produtos renomados e selecionados por uma curadoria especializada com até 70% de desconto!

Próximas campanhas