Rejunte

Rejunte

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraRejunte

Seja na área interna ou externa de um imóvel é importante sempre, durante a reforma ou construção, utilizar materiais de qualidade e de acordo com as normas vigentes, para garantir a durabilidade e o bem estar de sua casa, mesmo sobre as mais variadas condições de umidade e calor. Um material essencial que segue estas características é o rejunte, massa utilizada para o preenchimento das espaços resultantes do posicionamento de artigos cerâmico, como pisos, azulejos e pastilhas.

O rejunte tem a função de absorver as deformações que as peças cerâmicas sofrem com a ação do frio e do calor, dificultando o surgimento de rachaduras, trincas e possíveis quebra da peça, além de criar uma proteção a prova de água, evitando que a estrutura de piso ou azulejos absorva umidade. Vai fazer uma reforma? Então confira as dicas de decoração da Westwing para todos os cômodos da sua e abuse na criatividade.

Composição

O rejunte é basicamente composto por cimento, pigmentos, agregados minerais, aditivos celulósico e hidrofugante, além de polímeros. Este conjunto de substâncias misturada à água e bem homogeneizado, cria uma argamassa cremosa porém espessa,facilitando o preenchimento das juntas cerâmicas e criando um selo impermeabilizante.

Os Tipos Principais de Rejunte

Para evitar problemas futuros é muito importante escolher o rejunte ideal para cada superfície e ambiente, além disso ele também pode dar um toque especial na decoração, funcionando como uma espécie de moldura para cada tipo de azulejo. Veja aqui algumas das classes de rejuntes mais encontradas no mercado:

  • Rejunte cimenticio (flexível) para cerâmica – Utilizado em pisos e revestimentos cerâmicos em área externa e interna, com espaçamento mínimo de 3 mm.

  • Rejunte cimenticio (flexível) para porcelanato – Pode ser usado tanto em revestimentos de porcelanato quanto cerâmicos, com espaçamento mínimo de 2mm. É o tipo mais utilizado e após a aplicação leva cerca de vinte quatro horas para secar. Deve ser impermeabilizado quando usado em áreas de muita umidade, pois é bastante absorvente o que pode trazer para a superfície manchas e muita sujeira.

  • Rejunte epóxi – Indicado para área interna e externa para rejuntar qualquer tipo de peça, incluindo piscinas, com espaçamento mínimo de 1mm. É a mais versátil das massas além de garantir uma boa impermeabilização. É aconselhável que sua aplicação seja feita por um profissional, por ser um pouco mais complicada.

  • Rejunte acrílico – Usado em cerâmicas, porcelanatos e pastilhas com espaçamento mínimo de 2mm. É a argamassa de maior facilidade de aplicação e limpeza, com secagem em até doze horas. Outra vantagem é que ele pode ser encontrado facilmente em uma gama de cores muito superior aos outros tipos.

A Aplicação

Para aplicar o rejunte, certifique-se que o local onde ele será aplicado está bem limpo e seco. Ao preparar a massa, siga as instruções da embalagem, quando estiver pronta ela deve apresentar uma consistência pastosa e deve ser utilizada no período máximo de duas horas e meia, por isso antes de misturar os ingredientes, calcule quanto será necessário para a operação e evite desperdícios.

Para aplicar utilize uma espátula flexível, evitando o atrito com o piso ou azulejo. Depois espere cerca de quarenta minutos, para que o rejunte seque um pouco e retire o excesso com uma esponja úmida e macia e em seguida com um pano limpo.

Pronto! Nem doeu. Agora você está pronto para cuidar desses pequenos detalhes tão essenciais a decoração de sua casa e aplicar o rejunte certo sempre que precisar.

Próximas campanhas