Reforma de Apartamento

Reforma de Apartamento

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraReforma de Apartamento

Muitos sonham com uma casa que tenha a sua cara. Seja com uma cozinha espaçosa, um closet cheio de prateleiras, um banheiro com banheira ou uma iluminação intimista, esse sonho começa a se tornar realidade no momento da compra de um apartamento. Desde a escolha do imóvel, muitos começam a idealizar a planejar uma reforma de apartamento que atenda seus desejos. Porém, a burocracia na hora da reforma de apartamento é uma das grandes preocupações de novos donos.

O Westwing te ajuda a ter o lar dos sonhos desde a idealização da compra até os toques finais de decoração. Para isso, contamos com a ajuda da Lopes, uma das maiores empresas do Brasil de consultoria imobiliária, para preparar um guia sobre reforma de apartamento. Veja dicas práticas para diferentes cômodos da casa e saiba mais sobre as legislações de segurança da reforma de apartamento.

Reforma de Apartamento por Cômodo

Para deixar a casa do jeito que você imaginou, é preciso planejamento cuidadoso de cada cômodo. Veja o que você precisa levar em consideração em cada ambiente da casa ao fazer uma reforma de apartamento.

Sala: Em salas de estar e jantar integradas, alguns optam por separar os dois ambientes com portas de correr, tijolos vazados ou tijolos de vidro. Uma reforma de apartamento simples que costuma ser feita, principalmente em imóveis antigos, é a troca de pisos. As sancas de gesso também são muito populares nos tetos, dando efeito estético de iluminação e escondendo fios.

Quarto: Os que têm sorte de ter um quarto grande, podem optar por fazer uma reforma de apartamento erguendo paredes e transformando um pequeno canto em um escritório. Alguns sonham com um closet separado, tendo a possibilidade de colocar portas de correr para fazer a divisão de ambientes.

Cozinha: A reforma de apartamento mais comum na cozinha, principalmente de imóveis pequenos, é a integração dela com a sala de estar. O que se chama de cozinha americana está em voga e deixa a casa estilosa e mais espaçosa.

Banheiro: Revestimentos e pisos geralmente são os primeiros alvos da reforma de apartamento no banheiro. Louças como vaso sanitário, pia e banheira também são trocados com frequência por modelos mais novos e condizentes com o estilo dos moradores.

Outros cômodos também costumam ser reaproveitados e repaginados. É possível fazer uma reforma de apartamento transformar um quarto de serviço em despensa ou pequeno escritório. Para ter mais espaço coberto na casa, alguns optam também por fechar uma varanda com vidros.

Legislação da Reforma de Apartamento

As exigências para a execução de algumas alterações no imóvel são fundamentais para garantir a segurança dos condôminos e da estrutura do prédio. Portanto, se você pretende reformar, é importante conhecer as principais normas.

Uma nova lei sobre reforma de apartamento foi assinada em 2014. Segundo a legislação, qualquer obra que altere ou comprometa a segurança do prédio ou seus arredores precisa ser submetida à análise de um engenheiro ou arquiteto.

Segundo a Lopes Consultoria Imobiliária, engana-se quem pensa que a autorização é necessária somente para uma grande reforma de apartamento. ‘’ Uma mudança simples, como a troca de uma porta, já exige um laudo de um especialista.’’

É importante salientar que a reforma de apartamento não pode afetar os espaços vizinhos. ‘’ Caso aconteça alguma alteração funcional ou mesmo visual de uma área comum, é necessário que o síndico esteja de acordo com ela e isso ainda deve ser levado à assembleia dos condôminos.’’, recomenda a empresa.

A maior questão de segurança na reforma de apartamento está na contratação de serviços. É indicado a escolha de profissionais especializados em obras sob supervisão do condomínio. A partir desses passos, você está pronto para a reforma de apartamento.

Próximas campanhas