Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraReciclagem para Crianças

Atualmente, a sustentabilidade é um dos assuntos que sempre está à tona e que possui muita visibilidade devido a sua importância. Hoje o ser humano está preocupado em conservar o meio ambiente e está à procura de novas maneiras de diminuir os impactos causados sobre a natureza. Por isso, é fundamental que a educação ecológica comece desde cedo, logo na fase da infância, para que as crianças aprendam sobre a redução de consumo e a reutilização de materiais a fim de que se tornem jovens e adultos conscientizados.

Uma das formas de mais eficazes de transmitir os ensinamentos sobre esse tema é através da reciclagem para crianças. Assim, elas podem aprender na prática e, consequentemente, ver o resultado de sua ação sustentável. Há diversos modos de realizar a reciclagem para crianças. E algumas delas você pode descobrir aqui no Westwing. Confira nosso material sobre reciclagem para crianças e saiba mais.

Reciclagem para crianças em casa

Educação é algo que vem de casa. Portanto, é função de todos os pais e responsáveis ensinarem a seus filhos como eles podem colaborar para fazer do mundo um lugar melhor para todos, inclusive a eles.
Um dos primeiros passos para começar a reciclagem para crianças dentro de casa é através da separação do lixo e seu depósito nas lixeiras apropriadas. Sendo assim, dedique um espaço para ter uma lixeira azul para o depósito de papel e papelão, outra vermelha para o plástico, uma verde para vidros, uma amarela para o acúmulo de aço e metal e, por fim, uma lixeira marrom destinada ao material orgânico, como restos de comida.
Essa ação de reciclagem para crianças pode – e deve- contagiar todos os moradores da casa. Até porque, crianças guiam-se a base de exemplo e por isso que a colaboração de todos se torna tão importante.

Reaproveitando embalagens

Sabe aquelas embalagens de metal ou vidro que abrimos na cozinha e que, depois de retirar seu conteúdo, achamos que não tem mais utilidade? Elas podem ser peça principal na reciclagem para crianças junto com tesoura sem ponta, cola, tintas e tecidos. Com esses materiais é possível criar praticamente uma oficina de artesanato com os pequenos.
Uma lata de achocolatado vazia, por exemplo, pode virar um belo porta-lápis para fazer parte da decoração do quarto infantil.
Outra maneira de inspirar a reciclagem para crianças é utilizar as latas vazias para montar uma horta caseira com elas. Dessa forma, além de vocês estarem ajudando o meio ambiente, cria-se o hábito de consumir mais verduras e temperos naturais nas refeições e, o que é melhor de tudo, sem agrotóxicos, garantindo a saúde da família toda.

Reciclagem para crianças e brinquedos

A reciclagem para crianças não precisa ser uma atividade apenas educacional. Ela pode ser também bastante lúdica, já que alguns brinquedos podem ser feitos com materiais recicláveis, evitando o desperdício e o consumo desnecessário.
Sabe aquelas latas vazias que citamos acima? Elas podem se transformar em um jogo de boliche bastante divertido! Chame seus filhos e decorem-nas da maneira que acharem melhor. Depois, basta empilhá-las e fazer uma bola com meias antigas para começar a diversão. Se sobrarem latas, pegue um barbante e construa um telefone para as crianças. Elas irão se surpreender como podem se comunicar usando apenas esses dois materiais.

A reciclagem para crianças é um caminho fácil e divertido de criar cidadãos conscientes. Continue seguindo as sugestões do Westwing e inspire-se cada vez mais.

Próximas campanhas