Recepção de Casamento

Recepção de Casamento

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraRecepção de Casamento

A recepção de casamento é um dos ápices de uma cerimônia e costuma marcar para  sempre a memória e trajetória de um casal. É durante a recepção que os recém casados recebem pela primeira vez o carinho dos familiares e amigos, que se unem para celebrar esse momento tão especial.

Apesar de haver maneiras tradicionais de se conduzir as recepções de casamento, não há nenhum tipo de regra fixa que limite a criatividade ou desejo dos noivos em montar uma recepção personalizada, simples ou de acordo com suas preferências pessoais. Em todos os casos, o mais importante é que o casal possa desfrutar ao máximo deste evento inesquecível. Confira o conteúdo preparado pelo Westwing e conheça dicas e sugestões para as principais etapas de uma recepção tradicional. Inspire-se com nossas ideias para criar uma recepção de casamento simples, elegante e inesquecível.

Seja simples ou mais tradicional, a organização da recepção de casamento é uma das etapas que mais consomem o tempo e dedicação dos noivos. Afinal, são tantos os detalhes a serem organizados e decisões a serem tomadas. Além do vestido da noiva, é preciso pensar no bolo, ornamentação, decoração da festa de casamento, cardápio, doces para casamento e todos os outros fatores que ajudam a fazer deste evento uma ocasião memorável para os noivos e familiares.

Uma recepção de casamento tradicional costuma envolver algumas etapas básicas. No entanto, o roteiro do evento pode ser adaptado de acordo com o estilo e necessidades do casal. As recepções de casamento mais simples estão se tornando cada vez mais comuns e também podem ser belas e inesquecíveis se bem organizadas. Confira nossas dicas.

Organizando uma Recepção de Casamento Tradicional

Coquetel de Recepção

Depois de serem declarados marido e mulher, os noivos são muitas vezes os primeiros a deixarem o local da cerimônia de casamento juntamente com o fotógrafo, claro. É normal que os convidados se dirijam aos poucos ao local da recepção de casamento para o esperado coquetel. A própria igreja, um restaurante ou buffet estão os principais locais escolhidos para a celebração de festas de casamento.

Dependendo da logística do evento, o coquetel pode começar imediatamente (se a cerimônia e recepção são realizadas no mesmo local) ou até algumas horas depois do enlace. É durante este momento que são servidos comidas, bebidas, aperitivos e doces.

Um dos pontos altos do coquetel é a saudação aos convidados. Muitos casais optam por saudar os convidados individualmente passando em todas as mesas. No entanto, tem se tornado comum o costume de se fazer uma saudação conjunta para todos os convidados durante ou após o término da recepção.

Buffet de Casamento

O cardápio ou buffet do casamento é quase sempre servido durante a recepção. Os noivos podem optar por um menú baseado em refeição completa ou até aperitivos mais simples, a depender do horário e local do evento, bem como gosto pessoal. As comidas para casamento podem variar bastante. O bolo é, no entanto, uma tradição em praticamente todos os cardápios.

Não há regra determinada para o momento de cortar o bolo de casamento. O ato pode ser realizado tanto durante o início da recepção quanto após o almoço, jantar ou coquetel. No entanto, os noivos que optam por fazê-lo após a recepção devem ficar atentos à necessidade de retoques na maquiagem e roupas para a nova sessão de fotos.

Festa de Casamento

Muitos noivos optam por dar início a celebração da festa de casamento com uma dança inaugural. A primeira dança do casal costuma ser um dos momentos mais aguardados pelos pais e é quase sempre um momento permeado de emoção.

As músicas para recepção de casamento, assim como para a dança, costumam ser escolhidas pelos noivos com auxílio do cerimonialista. Muitas casais optam por músicas que marcaram sua trajetória ou transmitem mensagens sobre a união.

Recepção de Casamento Simples

A beleza de uma recepção está na alegria do casal em celebrar junto com amigos e familiares. Portanto, não é necessário organizar uma recepção suntuosa para viver um momento inesquecível. Hoje em dia, muitos casais optam por organizar uma recepção simples e investir na lua de mel.

Um coquetel baseado em queijos, vinhos e pães é uma excelente opção de cardápio para um recepção de casamento simples. Muitos doces e lembrancinhas de casamento simples podem ser feitos no estilo faça você mesmo com um pouco de planejamento. Você pode solicitar ajuda das madrinhas ou de amigos e familiares para fabricar suas próprias lembranças. Para a ornamentação de uma recepção simples, nada como arranjos e enfeites para casamento de flores naturais. Independente se tradicional ou simples, o mais importante é que os noivos estejam felizes e relaxados e possam aproveitar recepção de casamento em todas as suas etapas.

Próximas campanhas