Receitas com Vinho

Receitas com Vinho

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraReceitas com Vinho

Que tal incrementar o seu cardápio com deliciosas receitas com vinho? O vinho é uma das bebidas mais antigas na história. Consumido quente, fresco ou em temperatura ambiente, a bebida  também é uma excelente opção de ingrediente, inclusive em receitas light. No entanto, é fundamental saber utilizá-lo na cozinha para assim aproveitar todo o seu potencial. Confira nossas dicas!

O vinho dá um toque especial e inconfundível às receitas. Seja como ingrediente principal em um marinado ou como molho, preparar uma receita com vinho demanda alguns cuidados. O modo de utilizar e incorporar a bebida ao preparo de uma receita depende de fatores como: ingredientes utilizados, modo de preparação e maneira de servir a comida. Confira as dicas do Westwing sobre como preparar receitas com vinho. Conheça sugestões de receitas com vinhos do tipo tinto e branco. Aprenda a tornar a sua receita de vinho quente ainda mais especial.

Como preparar receitas com vinho

Os apreciadores dos bons vinhos encontram diversas alternativas quando o assunto é opções de receitas com vinho para passar a iguaria da taça para a panela. As receitas com vinho incluem variedades para todos os tipos de paladar e ingredientes. A bebida ajuda a destacar e revelar os sabores nas receitas, deixando os preparos mais suculentos.

As opções para preparar receitas com vinho incluem a utilização do ingrediente para marinar, cozinhar e sazonar pratos. Cada tipo de receita requer cuidados diferenciados.

Receitas com Vinho

Receitas com vinho tinto: ao preparar receitas com molho a base de vinho tinto, permita que a bebida cozinhe bem lentamente junto com os outros ingredientes. Uma fervura suave e lenta conduzida em fogo baixo permitirá que o álcool evapore, ajudando a concentrar o sabor da bebida nas receitas. No entanto, é fundamental atentar para a quantidade de vinho utilizada ao preparar a sua receita de molho quente.

Os vinhos adquirem um sabor adocicado após o cozimento. O exagero na dosagem pode tornar as receitas com vinho doces ao invés de salgadas, além de minimizar o sabor dos outros ingredientes. Portanto, tenha cuidado se essa não for a intenção. Vinhos tintos do tipo encorpado são os mais indicados para o preparo de receitas com vinho para carnes vermelhas.

Evite adicionar a bebida quando as receitas já estiverem prontas para que os outros sabores não sejam ofuscados. Se estiver preparando uma receita de sobremesa, como o sagu, dê preferência aos vinhos frutais.

Vinhos no preparo de marinados: que tal incrementar suas receitas de carne vermelha? Guarde as sobras dos vinhos para preparar marinados. Marinar alimentos com vinho facilita uma melhor absorção dos temperos e torna a carne mais macia e suculenta. Para uma boa receita para marinados de carne adicione sua seleção de temperos e óleo de oliva a uma taça de vinho tinto e misture tudo até dissolver completamente. Tempere a carne com o líquido e deixe repousar em recipiente de cerâmica, vidro ou aço inoxidável tampado de um dia para outro na geladeira. Armazene suas sobras de vinhos em recipientes fechados e locais arejados.

Receitas com vinho branco: as receitas light e as receitas de vegetais, frango e frutos do mar ganham um toque especial com a ajuda dos vinhos brancos. Receitas de peixe, camarão, ostras, lula e polvo podem ser preparadas em frigideira e enriquecidas com a adição de vinho branco e óleo de oliva ou de soja. Nesse caso, utilizar a bebida pode ser uma excelente alternativa para reduzir a quantidade de gordura e intensificar o sabor da carne branca em receitas leves e de dieta normal. Receitas de vegetais como cogumelos frescos, batata, aspargos, palmito e brócolis também podem ser preparados de maneira similar.

Receita de vinho quente: o vinho quente é uma deliciosa opção de bebida para esquentar os dias mais frios e as noites especiais. Ao preparar o seu vinho quente, evite levar o líquido a fervura se o objetivo é manter o álcool na composição. Quando a infusão estiver bem quente, retire a panela do fogo, tampe e deixe repousar longe da superfície quente por cerca de meia hora.

Uma boa variedade de ervas aromáticas é uma excelente adição para uma receita de vinho quente especial. Cravo, canela, erva doce e noz moscada são algumas das opções para incrementar suas receitas de vinhos quentes. Para uma receita de vinho quente mais frutal, acrescente ingredientes cítricos como o suco de laranja ou tangerina.

Próximas campanhas