Receitas com Queijo

Receitas com Queijo

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraReceitas com Queijo

As receitas com queijo são praticamente unanimidade quando o assunto é alimentos que conquistam quase todos os tipos de paladar. Seja pela variedade de tipos ou pelas possibilidades de uso, os queijos são ingredientes indispensáveis na cozinha. Além de compor ou acompanhar pratos clássicos como pizzas e massas, o produto também pode ser utilizado no preparo de inúmeras receitas, incluindo saladas e sobremesas. Que tal experimentar?

Especialistas acreditam que o uso do queijo surgiu como forma de preservar o valor nutricional do leite por longos períodos de tempo. Apesar de não haver consenso sobre a data exata da criação do alimento, é certo que ele já fazia parte das receitas do Império Romano durante a época de conquistas. Ainda hoje, seja como acompanhamento ou prato principal, uma receita com queijo é sempre uma boa opção. Confira dicas sobre como preparar receitas com queijo e explorar o máximo do seu sabor!

Uso do Queijos em Receitas

O preparo de receitas com queijo é um hábito comum em praticamente todas as partes do mundo. Acredita-se que viajantes da Ásia levaram a arte de fazer queijos para a Europa, onde a produção foi adaptada e melhorada nos mosteiros. Hoje em dia, o uso do alimento é popular resultando em uma ampla variedade de tipos de queijos, cada uma com características inconfundíveis.

Seja Mozarela, Parmesão ou Coalho, utilizar queijos no preparo de receitas é uma das maneiras mais simples de se incrementar o sabor de um prato. No entanto, é importante saber quando e como utilizá-lo para que se possa explorar o máximo do seu potencial gastronômico. Que tal aprender a incrementar e variar sua receita conhecendo mais sobre os queijos?

Dicas para Preparar Receitas com Queijo

Independente do tipo de receita com queijo a ser preparado, é importante atentar para alguns fatores universais ao escolher e preparar o alimento. Fatores como sabor, tipo de produto, sua função na receita e o modo como ele é incorporado ao prato precisam ser considerados para o preparo de boas receitas com queijo.

O paladar é o fator mais importante para a escolha de boas variedades para as suas receitas com queijo. Muçarela, parmesão e variedades regionais como o minas e coalho estão entre as mais utilizadas nas receitas do dia a dia. Se você tem dúvidas sobre tipos de queijos para utilizar na sua receita, peça para experimentar um pedaço para se certificar que o produto tem as características ideais para o seu prato.

A textura dos queijos também costuma revelar detalhes sobre o sabor. Os queijos frescos e brancos tendem a ser mais suaves ao paladar, enquanto os mais firmes costumam apresentar sabores mais marcantes. Ambos os tipos podem ser utilizados para incrementar suas receitas.

Antes de escolher o produto ideal para a sua receita com queijo é importante determinar o seu objetivo ao acrescentar o ingrediente. Se o objetivo é preparar receitas de pizza, gratinados e receitas de forno com cobertura a base de queijos é importante utilizar uma variedade que derreta como a Mozarela, Parmesão, Cheddar ou Coalho.

Queijos Ideais para Preparar Receitas

  • Queijo Branco: para as variedades de queijos que não derretem incluem saladas, aperitivos e acompanhamentos frios. Produtos como Mozarela fresca, Feta e Queijo Minas fresco são excelentes opções para o preparo dessas receitas.
  • Receita com Ricota: estas costumam ser mais leves e nutritivas. O produto pode ser utilizado em receitas como recheio para assados e no preparo de tortas e sobremesas, em substituição a queijos mais calóricos como os cremosos ou processados. A Ricota também é uma ótima opção para receitas vegetarianas.
  • Queijo Parmesão: o famoso queijo ralado dá um um toque de sabor especial às receitas que o tem como ingrediente. Vegetais, sopas e molhos ficam mais saborosos com a adição do queijo ralado. Deixe para acrescentá-lo ao final da preparação das receitas, principalmente se estiver utilizando o produto já em forma de pó. Um período muito prolongado no forno afeta o sabor e características do alimento. Sempre que possível, dê preferência ao uso de parmesão fresco e rale apenas no momento de servir para garantir mais sabor às suas receitas com queijo.

Petisco Caprese com Mozarela de Búfala

Salada de Melancia com Queijo Feta

Próximas campanhas