Ramequim de Cerâmica

Ramequim de Cerâmica

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraRamequim de Cerâmica

Quer deixar sua mesa mais atrativa e sofisticada durante uma refeição especial ou, simplesmente, no dia a dia? Então a melhor opção para você é utilizar modelos de ramequim de cerâmica para dar um toque atemporal a qualquer decoração. O ramequim de cerâmica é uma espécie de vasilha ou forma muito versátil, que não apenas pode contribuir no preparo da comida, como também é um belo acessório para servir suas famílias e amigos.

O ramequim de cerâmica tem seu nome inspirado em um prato francês a base de queijo, ovos e pão, que é costumeiramente feito neste tipo de pote. Você pode utilizar o ramequim de cerâmica para a apresentação de qualquer tipo de receita e fazer dele o protagonista de sua mesa. Descubra com o Westwing as principais dicas para ter um jantar impecável, que combine com a sua personalidade e ainda siga as principais tendências do ramo da decoração!

Tipos de Ramequim de Cerâmica

O ramequim de cerâmica é um pote, vasilha, forma ou refratário feito em porcelana, caracterizado por ter uma textura canelada em suas laterais, apesar disso, modelos lisos, ou com outros entalhes também são facilmente encontrados. O ramequim de cerâmica pode ser utilizado para o preparo de pratos e sobremesas no forno, como gratinados, creme brülée e suflês, como auxilio na preparação de receitas, como depósito de ingredientes (o que vemos muito frequentemente em programas de culinária) ou no serviço e apresentação de sua mesa, seja para pratos que foram feitos dentro dele ou para acomodação de molhos e condimentos.

A escolha tamanho do ramequim de porcelana depende do objetivo para o qual será utilizado. Um exemplo disso é que modelos de ramequim de cerâmica médios e grandes com as laterais altas são ideais para o preparo de gratinados, enquanto os pequenos e altos são melhore para suflês, e os baixos para creme brülée.

Fazendo a Decoração de sua Mesa

A maioria dos modelos de ramequim de cerâmica são brancos, o que faz com que se encaixem em qualquer decoração ou temática de festa, dando um tom clássico e atemporal a mesa de jantar. Porém, para quem quer dar um toque mais descontraído, é possível optar por modelos de ramequim colorido, que atraem a atenção de pessoas de todas as idades.

Uma regra básica que deve ser seguida é fazer com que o estilo do ramequim de cerâmica escolhido combine com o restante da louça a ser utilizada, assim nenhum detalhe destoa e o resultado fica ainda mais impecável.

Na mesa, vale também usar o ramequim de cerâmica para servir principalmente a entrada ou a sobremesa – um mousse, um brigadeiro, um pavê ou até uma super bola de sorvete.

Se quiser dar um toque de criatividade e descontração para o seu evento, o ramequim de cerâmica pode ter um outro uso, como por exemplo marcar lugares. Escreva o nome de cada um no fundo do ramequim de cerâmica, usando giz de cera ou de lousa.

Escolha a melhor maneira de utilizar seu ramequim de cerâmica e deixe sua mesa de jantar mais sofisticada do que nunca!

Próximas campanhas