Ramequim Colorido

Ramequim Colorido

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraRamequim Colorido

Deixar sua mesa impecável e muito bem organizada é um dos quesitos para servir bem sua família e convidados. Para isso, as vezes um toque de cor é essencial e uma das melhores formas de aplicá-la a sua mesa é com modelos de ramequim colorido. Belo, prático e muito funcional, o ramequim colorido é um utensílio que não pode faltar em sua casa, seja para servir alimentos ou auxiliar no preparo de deliciosos pratos.

O ramequim colorido é um pote ou refratário de cerâmica muito utilizado na culinária francesa, de onde originou-se seu nome, que pode dar um toque de classe em suas refeições. O ramequim colorido deixa a mesa mais alegre e atraente, sem deixar de lado a sofisticação. Veja aqui no Westwing tudo o que você precisa para ser o melhor anfitrião para seus amigos e familiares. Confira!

O Ramequim Colorido

O ramequim colorido é um recipiente de porcelana geralmente fabricado com pintura esmaltada. Em sua parte externa ele é tradicionalmente caracterizado por sua textura estriada na vertical, porém existem modelos lisos ou com outros tipos de textura e formatos, em especial quando o ramequim colorido tiver um tamanho grande o bastante para preparar uma porção para no mínimo quatro pessoas.

Estes modelos de ramequim de porcelana podem ser utilizados para diversas funções, seja no preparo de alimentos, na decoração de sua mesa, ou no serviço de pratos. O ramequim colorido é geralmente utilizado para estas três funções ao mesmo tempo, visto que é um belo recipiente que suporta  temperaturas altíssimas (podendo ultrapassar os 350ºC).

O ramequim colorido é utilizado principalmente para servir e preparar gratinados e porções individuais de sobremesas como creme brülée, suflê, pavê entre outros. Mas também pode ser utilizado apenas para servir com muita classe molhos, pimentas e condimentos.

Escolhendo o Ramequim Certo

O ramequim colorido pode ser encontrado em muitos tamanhos, sendo que cada um tem é ideal para o preparo de um tipo de prato. Por exemplo, no caso do preparo de suflês é importante que o calor possa ser distribuído por igual, isso permite que o suflê asse adequadamente e cresça. Tradicionalmente o ramequim colorido usado para o preparo de suflês possui uma relação de 1,9x entre a altura e o diâmetro. Ou seja, uma ramequim com 5cm de altura deve ter mais ou menos 10cm de diâmetro.

Já o ramequim colorido utilizado para o preparo do Crème brûlée tem essa proporção alterada. O ideal é o diâmetro seja muito maior que a altura. Isso permite uma maior área na superfície onde a tão festejada “casquinha de açucar” será preparada.

Caso você vá apenas servir as sobremesas e não prepara-as nestes refratários, é possível utilizar modelos de ramequim descartável, que costuma ser fabricados em materiais ecológicos, como a palha de bambu.

Seja como for, escolha os melhores modelos de ramequim colorido para sua refeição e crie uma mesa criativa e atraente para pessoas de todas as idades!

Próximas campanhas