Quartos Azuis

Quartos Azuis

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraQuartos Azuis

A escolha da cor de um ambiente é um dos passos mais importantes na hora de decorar. Isso porque, conforme a cromoterapia, as tonalidades elegidas podem influenciar diretamente no nosso humor e nas nossas sensações ao passarmos um tempo em um determinado cômodo. Dependendo das cores que estão compondo o décor podemos nos sentir mais acolhidos, mais calmos ou mais estimulados e com energia. Por isso, é importante saber escolher o tom certo para cada tipo de ambiente e qual efeito ele precisa surtir sobre aqueles que o frequentam.

Os quartos azuis, por exemplo, são a melhor opção para todos os que desejam criar uma atmosfera de tranquilidade e relaxamento no dormitório. Afinal, é nesse espaço que repomos as energias para cumprir as tarefas do dia a dia com fôlego e disposição. Confira as dicas do Westwing sobre quartos azuis e saiba como decorá-los.

Quartos Azuis nas Paredes

Uma das maneiras mais simples de compor o cenário de quartos azuis é decorar as paredes desse cômodo com esta cor. Esse processo pode ser feito através de duas técnicas: com a pintura ou com o papel de parede.

Seja qual for o procedimento escolhido, você pode adotar diversos tipos de tonalidades, que vão desde o azul bebê até o azul marinho. Entretanto, se o tom for mais escuro é importante assegurar que o restante do ambiente tenha colorações mais claras para não carregá-lo demais e surtir o efeito contrário do desejado quando se escolhe ter quartos azuis em casa. Assim, para manter o ambiente sereno e leve, uma sugestão é pintar apenas uma das paredes com um azul mais forte e manter as outras na cor branca. Nesse tipo de composição, prefira também os móveis brancos ou bege.

Outra boa sugestão para as paredes de quartos azuis é optar pelos modelos de texturas ou pinturas listradas. Com elas o cômodo ganha um toque moderno e pode ficar bem mais charmoso.

quartos azuis

Detalhes dos Quartos Azuis

A decoração de quartos azuis também pode ser feita através dos detalhes. Em um quarto com estilo provençal, por exemplo, os guarda-roupas e mesas de canto com esse tipo de coloração deixam o ambiente ainda mais aconchegante e acolhedor, oferecendo uma atmosfera nostálgica e serena.

Porém, não é somente nesses tipos de peças que o azul pode aparecer no décor. Uma boa maneira de inseri-lo é por meio de pequenos detalhes que fazem toda a diferença no objetivo final. Dessa forma, que tal investir em roupas de cama azuladas? Há diversos modelos que podem compor de forma primordial os quartos azuis e que contribuem para a sua áurea de paz. Os lençóis, cobre-leitos, colchas e edredons podem aparecer desde sua forma lisa e monocolor até com desenhos e acabamentos que variam entre as tonalidades de azul.

Para agregar ainda mais valor nesse tipo de decoração, aposte nos tapetes. Afinal, todo mundo merece acordar com o pé direito encostado em uma superfície macia e delicada, e não em um chão frio. Para os quartos azuis, tapetes com essa coloração ajudam a deixar a atmosfera do ambiente mais zen, ideal para os seus momentos de descanso e relaxamento. Dependendo do modelo escolhido, é possível até praticar atividades que fazem bem para o corpo e a mente, como a yoga e a meditação.

quartos azuis

Quarto de Bebê Azul

Essa cor, apesar de fria, favorece bastante o relaxamento, tranquilidade, ternura, afetuosidade, paz de espírito e segurança. Além de baixar a pressão arterial, pode acalmar e trazer clareza mental. Perfeito para quem está planejando o futuro quarto de bebê azul, não é verdade? Não à toa, o azul é indicado para quartos de crianças, por proporcionar serenidade e paz, além de aspirar tanta calma aos pequeninos.

Se você optar pelo quarto de bebê azul claro, esta, irá provocar uma sensação de frescura e higiene ao ambiente, principalmente se for combinado com o branco. Tons mais suaves são os mais indicados em caso de recém-nascidos. O que não necessariamente precise ser uma regra.

Caso você queira um quarto de bebê azul mais escuro, como o marinho, poderá ser combinado com outra cores como o vermelho e ou branco e bege, dando uma leve interpretação de um clima náutico, que pode ficar muito charmoso, além de dosar bom gosto e modernidade ao tão esperado quarto de bebê azul.

Lembrando que o azul marinho nos faz sentir mais calmos e descontraídos, trazendo uma sensação peculiar de estarmos no imenso e escuro mar durante a noite. Nada mal, né?

Mas se ainda assim, você optar por utilizar o tons mais claros, como bege, ocre ou branco, então poderá combinar sua preferência a alguns acessórios nas tonalidades de azul, como investir em cortinas divertidas, que você pode se jogar sem medo.

No caso dos móveis e prateleiras para o quarto de bebê azul, você pode pensar em mandar bordar toalhinhas com o nome para colocar em cima. O quarto do bebê vai ganhar um toque único e especial!

quarto de bebê azul

Aposte em Tintas não Tóxicas para o Quarto de Bebê Azul

Crianças pequenas são frágeis e tudo precisa ser muito bem pensado, portanto, um quarto com cheiro de tinta não combina mesmo! Evite utilizar tintas com base de solvente, prefira, ao pintar o quarto de bebê azul, as com base de água.

Evite o Acúmulo de Brinquedos

Sabemos que reunir tudo o que o bebê ganhou é uma tentação e tanto! Afinal, são tantas coisas fofinhas, que fica fácil se perder e querer colocar tudo à exposição. Mas pense que tudo isso acumula poeira, fungos, ácaros, o que é um perigo para o sistema respiratório da criança. Mantenha no quarto de bebê azul o que for realmente necessário e, quanto aos brinquedos, faça uma pré-seleção e evite deixa-los muito próximos ao berço.

Com um pouco de ousadia e criatividade, é possível sim incrementar esse espaço que será ocupado pelo serzinho mais amado da família. Dada a combinação certa, você pode tornar tudo perfeito e montar o quarto de bebê azul como sempre sonhou!

Então, coloque as nossas dicas em prática e torne sua rotina ainda mais agradável e confortável.

Próximas campanhas