Quarto Xadrez

Quarto Xadrez

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraQuarto Xadrez

A estampa xadrez é uma das padronagens mais conhecidas e, por isso, muito presente, tanto no vestuário quanto na decoração. São mantas, papéis de parede, tapetes, paineis e revestimentos de estofados que fazem a classe e a tradição da estampa para dentro de milhares de casa brasileiras. Originária da cultura celta, essas estampas se mostram muito versáteis e combinam com variados estilos decorativos. Que tal leva-lá para o cômodo mais confortável do lar, criando um quarto xadrez?  

Se a ideia de um quarto xadrez te empolga, vale tomar cuidado especial com a escolha de estampa. Isso porque existem vários tipos de estampa xadrez diferentes, cada uma com nome, dimensões e cores próprias. Em seguida, vale saber aplicá-lo, seja como acessório ou revestimento. A dica é: não abusar. Quer conhecer os diferentes tipos de estampa e saber qual tipo combina mais com o seu quarto xadrez? Confira as dicas do Westwing!

Quarto Xadrez: Aconchego Clássico

A estampa xadrez é clássica e nunca sai de moda. Afinal de contas, é uma forma discreta de adicionar estampas em quartos que exigem sobriedade mas que prezam pelo aconchego. A ideia de um quarto xadrez é aconchegante por si própria. Afinal, estampas xadrez estão associadas à mantas e tecidos nesses padrões, que trazem calor e conforto.

Se a ideia de paredes com revestimento xadrez te assusta, comece pequeno: invista em uma roupa de cama xadrez. Assim, o toque retrô e invernal poderá ser substituído quando você quiser, basta trocar o jogo de cama e partir para outro tema. Além disso, as variadas formas e cores da estampa permitem que você tenha uma peça que combine com a paleta de cores do quarto xadrez.

Porém, se a ideia é um quarto xadrez com a estampa bastante presente, o ideal é se basear em um ambiente de cor neutra, como o branco. Um exemplo de quarto xadrez que costuma ficar lindo é o quarto xadrez de bebê. A estampa combina muito com ursinhos de pelúcia e com móveis de madeira e pode transformar um quartinho branco simples em um quarto majestoso!

 Tipos de Xadrez Para Aplicar no Quarto

Existem diversos tipos de estampas xadrez. Quer saber qual tipo combina mais com a sua paleta de cores e estilo da decoração? Veja nosso guia:

Xadrez Tartan: o tipo mais conhecido. Ficou popular na Escócia e, com o tempo, passou a ser utilizado para diferenciar famílias nobres e até hoje algumas famílias tradicionais exibem seus Tartans como forma de resgatar essa cultura. É muito utlizado no vestuário e muito versátil para a decoração, sendo facilmente encontrado em diversos tipos de tecidos xadrez para casa;

Xadrez Vichy: é uma estampa formada por quadradinhos que, embora muito utilizada em toalhas de mesa na versão vermelho e branco, fica muito elegante em tons de branco e preto. Na moda, foi muito utilizado nos anos 20. Por ser discreta e monocromática, no quarto xadrez essa estampa pode estar presente em revestimentos;

Xadrez Príncipe Gales: trata-se de uma padronagem mais sóbria, também originária da Escócia, porém anos depois do Tartan. Tornou-se popular a partir do Duque de Windsor (então Príncipe de Gales), que emprestou seu nome à estampa. É um ideal para um quarto xadrez masculino por apresentar cores mais sóbrias e estampa discreta.

Próximas campanhas