Quarto Sustentável

Quarto Sustentável

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraQuarto Sustentável

O quarto é o lugar da casa que mais deve transmitir a sensação de aconchego e tranquilidade porque ele pode afetar diretamente na qualidade de vida. Ter um quarto sustentável é uma boa maneira de ter um ambiente natural e agradável, levando em consideração a decoração e a preservação do meio ambiente. Para tornar isto possível basta seguir algumas dicas simples de reaproveitamento de objetos e materiais como decoração no quarto para torna-lo sustentável.

Um quarto sustentável pode ser a solução para encontrar equilíbrio com a natureza junto a ideias baratas e fáceis para tornar o quarto mais agradável. O ideal é escolher materiais ecológicos para renovar o seu compromisso com o meio ambiente e ainda deixar o quarto com uma decoração bonita e agradável aos olhos. Acompanhe com o Westwing algumas sugestões de quarto sustentável para incorporar ao espaço preocupação com o meio ambiente e melhor qualidade de vida.

Quarto sustentável: Alguns princípios fundamentais

Priorize para o seu quarto sustentável móveis e objetos reaproveitados. Uma cama ou um móvel antigo, caixotes e madeiras podem ser responsáveis por verdadeiros milagres na sua decoração. Assim, é possível ter um quarto sustentável e uma redução de consumo. O bolso e o planeta agradecem.
Se você tem vários equipamentos no quarto sustentável que funcionam a energia como TV, DVD, carregador de celular, luminária, ligue-os em uma régua de energia, assim, quando não estiver usando facilita desliga-los da tomada de uma só vez.
Como em qualquer ambiente, a iluminação é algo que deve ser priorizado e isto não é diferente em um quarto sustentável. Dê preferência para a iluminação natural em seu quarto sustentável. Mantenha as janelas abertas para permitir a entrada da luz do sol durante o dia, evitando ao máximo que as luzes fiquem acesas de maneira desnecessária. Falando em luzes, troque as lâmpadas comuns pelas de LED, que tem uma tecnologia capaz de de economizar energia em até 40%. Outra boa dica é ter paredes, cortinas e móveis claros, porque eles deixam o ambiente mais clean e refletem melhor a luz.

Como transformar um quarto sustentável

Experimente decorar um closet com materiais reaproveitados como palets, caixas de papelão, que são encontrados facilmente e são recicláveis. Eles podem ser usados para guardar objetos e acessórios. Para as cortinas, aproveite aquelas feitas em tecido natural como o algodão.
As camas feitas de madeira de reflorestamento mostram que ser sustentável dormindo é possível sim. Ela tem maior durabilidade porque o material escolhido para a sua produção é tratado, além disso tem sistema anticupim e, acredite, pode durar até 20 anos.
No chão, o quarto sustentável fica ótimo comum piso sinteco. Um dos grandes motivos é que ele é um material muito fácil de manter, é só lixar e envernizar. Sua durabilidade é de cinco a seis anos.
Para as paredes, experimente cores claras e opte por tintas à base de água, pois as tintas a óleo são tóxicas.
Preocupe-se em ter poucos móveis e objetos porque, além de ocupar muito espaço, podem causa estresse. Para evitar uma poluição visual, escolha os móveis de que você de fato precisa, normalmente a cama, um guarda-roupa, uma mesa de cabeira e uma cômoda são suficientes. Assim você terá menos coisas para limpar e arrumar, diminuindo também a quantidade de resíduos, que é justamente a ideia de um quarto sustentável.
Que tal fazer uma faxina no guarda-roupa e guardar somente as peças que você realmente usa? Você também pode usar a criatividade para reaproveitar algumas peças, aplicando acessórios ou reaproveitando o tecido. Uma outra alternativa é comprar roupas em brechós, é uma maneira de uso sustentável, reduzindo seu consumo e colaborando com o meio ambiente.

Próximas campanhas