Quarto Japonês

Quarto Japonês

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraQuarto Japonês

Quem nunca se encantou com a beleza e simplicidade de um quarto japonês? Os interiores em estilo oriental fascinam pelo minimalismo e beleza das cores, objetos e formas. Neste tipo de ambiente, o moderno e tradicional parecem se encontrar e se mesclar de maneira incomparável. Por isso, quem busca ideias de decoração que aliam simplicidade, modernidade e tradição encontra no estilo japonês uma ótima fonte para se inspirar e explorar.

Decorar um quarto japonês pode ser mais simples do que muitos imaginam. Com um pouco de criatividade e conhecimento dos elementos tradicionais do estilo, é possível decorar um quarto de inspiração nipônica de maneira simples e sem esforço. O Westwing te mostra como montar um quarto japonês em todos os detalhes. Conheça os elementos presentes nos quartos japoneses tradicionais e saiba explorá-los na decoração. Veja dicas para decorar até um quarto de bebê em estilo japonês.  

Quarto Japonês: Encontro Entre Tradição e Modernidade

A cultura milenar japonesa também se faz presente no design de interiores e arquitetura. Os quartos japoneses são marcados pela disposição cuidadosa dos móveis, excelente aproveitamento da luz natural e de espaço, além do estilo diferenciado dos elementos.

Desde o chão até o teto, cada detalhe do quarto japonês é pensado e ponderado de modo a criar um ambiente aconchegante, agradável e acolhedor. Muito mais que o cômodo da casa destinado a dormir, um quarto japonês guarda um pouco das características de um retiro particular ou ambiente reservado à reposição de energia física e mental.

Quarto Japonês

  • Piso e paredes: o piso de tatame é marca registrada do quarto japonês tradicional ou washitsu. Além do apelo estético, o tatame é ideal como revestimento para cômodos minimalistas e modernos. Por ser bastante confortável ao toque é ideal para sentar e deitar. Para quem busca uma alternativa mais simples, o uso de tapetes ou esteiras de bambu é uma boa opção. Para as paredes, janelas e portas de correr ou shoji são as mais utilizadas, já que facilitam o aproveitamento de espaço e são mais minimalistas.
  • Móveis e acessórios: os móveis exercem papel fundamental na composição dos quartos japoneses. O uso de poucos elementos de mobiliário é uma característica marcante deste tipo de espaço. A cama japonesa ou shikibuton é um elemento central.Trata-se de uma cama baixa formada por futon, kakebuton ou cobertor, apoiada em uma esteira de tatame ou plataforma de madeira. Os armários são geralmente embutidos e fechados por portas de correr para melhor aproveitamento de espaço. Mesas de canto baixas e compactas são uma excelente adição. As almofadas são bastante exploradas em detrimento das cadeiras como opção de assento.
  • Cores e iluminação: o aproveitamento máximo da luz natural é parte marcante de um quarto japonês. O esquema de cores é normalmente escolhido de modo a privilegiar este aspecto. No quarto japonês, as cores são geralmente neutras e naturais. O creme, marrombege e  branco são boas opções como cores principais. Laranja, azul, verde e vermelho podem ser explorados como cores secundárias, de modo a trazer um colorido oriental à composição do ambiente.

Quarto de casal em Estilo Japonês

Um quarto de casal estilo japonês se diferencia pela cama de casal estilo japonês. Esta será uma das principais peças nesse tipo de décor. O quarto de casal estilo japonês precisa contar com aquele modelo de cama sem pés, ou seja, no qual o colchão é colocado sobre uma esteira ou tatame, igual é feito no Oriente. Se quiser, é possível readaptar esse móvel no quarto de casal estilo japonês através de um estrado elevatório, deixando-o na altura mais adequada para ambos.

Para incrementar ainda mais o quarto de casal estilo japonês, invista em roupas de cama que contenham esse estilo. Há diversos modelos de cobre-leito, edredons e colchas com essa temática, como as decoradas com desenhos de cerejeira, árvore típica em países como o Japão.

Como será utilizada uma cama mais baixa no quarto de casal estilo japonês, os móveis, como a mesa de cabeceira, devem seguir o mesmo padrão para garantir a simetria do ambiente.

Quarto de Bebê em Estilo Japonês

Os pais que buscam inspiração para decorar o cômodo dos pequenos de maneira diferenciada e marcante encontram na cultura japonesa uma excelente fonte de inspiração. Na tradição japonesa, é comum que os bebês durmam com os pais até os primeiros anos de vida, sendo mais tarde transferidos para os seus próprios aposentos. Diferente do estilo ocidental, o quarto japonês do bebê é marcado pelo minimalismo. Há uso de poucos móveis e elementos decorativos. Em contrapartida, há muito mais espaço de circulação e o chão é utilizado para a criança explorar e brincar. O uso de futons para bebê é bastante comum. Por ser colocado no chão, normalmente apoiado em tatame, o futon para bebê minimiza o risco de queda é também é recomendado para quartos de bebê baseados no método montessoriano.

Aproveite essas dicas para dar o toque oriental necessário na decoração do seu quarto!

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas