Quarto Infantil Montessori

Quarto Infantil Montessori

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraQuarto Infantil Montessori

Montar um quarto infantil é algo muito divertido a se fazer. Os adultos voltam a ser crianças e colocam muito dos seus desejos na decoração do quarto. O ambiente deve ser lúdico, cheio de cores para que, além de um ambiente fofo, seja sensorial para as crianças, pois este deve ser para eles um ambiente divertido e agradável. E foi assim, pensando no bem-estar das crianças, que surgiu a ideia do quarto infantil Montessori.

Maria de Montessori foi a primeira médica mulher na Itália, ela fundou o sistema de educação Montessoriano que defende que a individualidade e a liberdade da criança são de extrema importância para seu desenvolvimento e devem ser estimulados desde cedo. O quarto infantil montessori deve ser minimalista e adaptado ao ponto de vista da criança, dando a ela segurança e liberdade para descobrir e aprender a todo momento. Saiba mais sobre quartos infantis Montessori no Westwing!

Princípios do Quarto Infantil Montessori

O quarto infantil montessori se baseia no princípio de que a criança, nos primeiros anos de vida, elabora os próprios conceitos pela ação e pelo contato com o mundo em que vive e por isso segue alguns conceitos principais:

– respeitar e incentivar a criança

– dar liberdade de movimento

– incentivar a independência e a tomada de decisão

– proporcionar oportunidades para aprendizado

– enfatizar atividades sensoriais, dentre outros.

Para iniciar a montagem de um quarto infantil montessori o ponto de vista da criança deve ser totalmente levado em conta. O quarto infantil montessori deve ser preparado para que a criança se movimente livremente e com segurança. A criança se desenvolve mais mental, emocional e fisicamente quando tem liberdade para mover-se e explorar o ambiente. Assim, o quarto infantil Montessori deve ser pensado para a criança e não apenas para facilitar as tarefas dos adultos.

Quarto Infantil Montessori

O Que Levar em Consideração no Quarto Infantil Montessori

Berço

O berço é um limitador de movimento. Assim, o primeiro passo é trocá-lo e usar o colchão ou um futon diretamente no chão ou em cima de um estrado baixinho ou um tatame de E.V.A. Assim, a criança pode descer da cama quando quiser, para explorar o seu quarto infantil montessori. Ao lado do colchão, pode-se colocar um tapete que além de amortecer uma possível queda, proporcionará estímulos sensoriais diferentes.

Segurança

Tomadas e objetos pontiagudos devem ficar fora do alcance das crianças. Os pais da criança precisam avaliar cuidadosamente os riscos do local.

Estímulos

Um espelho é um estímulo importante no quarto infantil Montessori. É importante o bebê reconhecer o próprio rosto e os movimentos do seu corpo, isso o ajuda a entender que é uma pessoa distinta da mãe.

Os bebês novinhos adoram móbiles feitos com formas geométricas e cores fortes, é uma peça importante no quarto infantil Montessori.

Livros e revistas também podem ser deixados ao alcance da criança no quarto infantil montessori, assim ela pode segurar, ver as figura, manter algum contato com a leitura através de brincadeiras.

Próximas campanhas