quadros de da vinci

quadros de da vinci

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraquadros de da vinci

Pintor,  poeta, arquiteto, cientista, músico...  As muitas facetas de Leonardo da Vinci foram essenciais para o tamanho sucesso do artista consagrado, principalmente pelas pinturas. Os quadros de da Vinci são obras extremamente misteriosas e cheias de encantos. Ao todo, são 15 pinturas que sobrevieram ao tempo e estão expostas em museus ao redor do globo. Alguns críticos de arte consideram os quadros de da Vinci algumas das maiores riquezas artística já concebidas pelo homem.

Leonardo da Vinci criou obras tão complexas que são estudadas até os dias atuais. Recentemente, alguns quadros de da Vinci, como a Mona Lisa e outros retratos, foram extraídos do Museu do Louvre, em Paris, para uma análise sobre os rostos pintados, que são elementos-chave pela técnica de sfumato aplicada pelo artista. O Westwing possui uma grande curadoria de obras de arte e irá lhe contar um pouco mais sobre os quadros de da Vinci. Confira!

Vida e Obra de da Vinci

Leonardo da Vinci nasceu na Itália, em 15 de abril de 1452 e é considerado uma das pessoas mais dotadas de diversos talentos a ter vivido e um dos maiores gênios da história. Isso se deve, além de sua multidisciplinaridade, pela autoria de obras que estão entre as mais famosas, as mais reproduzidas e mais parodiadas de todos os tempos. Os quadros de da Vinci que obtiveram este alcance foram a Gioconda (Mona Lisa) e A Última Ceia.

Famosos Quadros de Leonardo da Vinci

Com um total de 15 obras autorais, os quadros de da Vinci que sobreviveram ao desgaste do tempo, estão, além dos dois quadros de da Vinci citados acima, são eles Leda, Dama do Arminho, Madonna Litta, Anunciação, Ginevra de Benci, São Jerônimo, Adoração dos Magos, Madona das Rochas, Retrato de Músico, São João Batista, Madona do Fuso, Leda e o Cisne e Virgem da Rocha.

Técnica Sfumato nos Quadros 

O artista do renascimento italiano é considerado o pai da técnica do sfumato, que se caracteriza nas obras de da Vinci como a criação de gradientes perfeitos em uma pintura e assim, cria-se luz e sombra que transmite efeitos reais em parte dos quadros de da Vinci.

Mas, além das artes plásticas, o artista se consagrou como um inventor, cientista e arquiteto. Entre os feitos, ele inventou uma máquina voadora, uma escavadora, o isqueiro, o paraquedas, uma máquina a vapor e o submarino. Como cientista, foi responsável por vários estudos de anatomia, como a anatomia do tronco, do pé e perna, do olho, além de estudos sobre gravidez e embriões. Além disso, projetou uma cidade, um porto e um tempo centralizado.

Os Mistérios nas Obras do Artista

Há indícios de que A Última Ceia, um dos quadros de da Vinci do final do século 15, apresenta um código secreto. Segundo o estudo, as mãos dos apóstolos e os pães da mesa representam notas musicais e formam uma composição. A também elementos que ditam o ritmo e a duração de cada nota. A Gioconda, também conhecida como Mona Lisa, oficialmente retrata Lisa Gherardini, mas especialistas afirmam que o rosto pode ter sido inspirado no amante do pintor, chamado Gian Giacomo Caprotti. Os quadros de da Vinci sempre possuem mais de uma interpretação e, por isso, ficaram conhecidos por seu mistério e genialidade.

Próximas campanhas