Puxa-saco de Tecido

Puxa-saco de Tecido

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraPuxa-saco de Tecido

Hoje em dia, é cada vez mais possível encontrar peças utilitárias que unem funcionalidade, aplicações práticas e detalhes esteticamente belos para qualquer estilo decorativo, desde os mais modernos até os clássicos ou rústicos. Neste sentido, o mercado disponibiliza inúmeras opções, sejam elas industriais e contemporâneas ou artesanais e fabricadas por meio de trabalhos manuais. O puxa-saco de tecido é um exemplo, utensílio de cozinha que pode ser comprado ou criado pelo próprio morador.

O nome é engraçado e curioso, mas é exatamente assim que funciona um puxa-saco de tecido: ele abriga sacolas em um compartimento próprio e para retirada fácil, por isso, é ideal para a organização dos espaços, além de servir como um item decorativo gracioso e para diferentes estilos, uma vez que existe com várias cores, estampas e temas. Para você que pensa em ter um puxa-saco de tecido, o Westwing preparou um artigo completo. Confira!

Modelos de Puxa-Saco de Tecido

Delicado, super feminino e com detalhes fofos, o puxa-saco de tecido tem como principais tecidos o algodão e crochê, responsáveis por dar à peça o caráter artesanal e leve, além do fuxico. Em geral, o acessório tem formato ovalado, parecido com uma bala embrulhada, e conta com ganchinho para que possa ser pendurado.

O puxa-saco de tecido é o mais popular e gracioso dentre os modelos de puxa-saco – também existentes de madeira, plástico e acrílico. Seu uso em cozinhas ou varandas e espaços gourmet conferem um toque rústico e encantador; a peça pode ficar suspensa na parede ao lado da pia, janela ou, ainda, na maçaneta da porta.

O puxa-saco de tecido chama a atenção por suas variadas estampas, que normalmente apresentam figuras de poás, xadrez, casas, frutas, flores, cupcakes e animais – vaquinhas, corujas, joaninhas e galinhas são as mais comuns. O destaque também fica por conta dos formatos dados ao próprio puxa-saco de tecido: alguns modelos, ao invés de ovais, ganham o corpo de bonecas ou bichinhos.

Como Fazer Puxa-Saco de Tecido?

Se você é adepto do “faça você mesmo” e gosta de ter uma decoração artesanal em casa, a dica é criar o seu próprio puxa-saco de tecido. Abaixo, sugerimos um modelo simples e fácil de fazer:

Materiais

  • 1 metro de elástico fino
  • 90 cm de viés
  • Agulhas
  • Alfinete de cabeça grande
  • Lápis
  • Máquina de costura
  • Régua
  • Tecido de algodão com 45 cm x 45 cm, da cor e estampa que preferir
  • Tesoura

Passo a passo

1. Comece pelo acabamento, fazendo uma barra na parte superior e inferior do tecido.

2. Marque 5 cm entre a barra e o restante do puxa-saco de tecido para demarcar onde será costurado o viés.

3. Corte o viés em duas partes, abra cada uma delas e prenda-as nas demarcações com as agulhas.

4. Faça uma costura de cada lado do viés para fixá-lo no tecido; será criado um espaço no meio por onde deverá passar o elástico.

5. Corte o elástico pela metade e insira cada uma das partes de uma ponta a outra dos vieses com a ajuda do alfinete; deixe sobrar duas pontas, sendo uma delas bem pequena, e prenda-a com uma agulha.

6. Dobre o puxa-saco de tecido ao meio, puxe a ponta maior do elástico, franzindo a peça da sua preferência, e prenda a outra ponta também com uma agulha.

7. Corte o excesso e deixe apenas uma pontinha. Finalize dobrando novamente o puxa-saco de tecido ao meio e costure a lateral pelo avesso, fechando-o por completo.

Pronto! Agora, para pendurar o seu puxa-saco de tecido, faça uma argolinha com um pedaço de viés, costure e coloque onde achar mais adequado!

Próximas campanhas