Presépio

Presépio

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraPresépio

O Natal é uma época do ano em que tudo parece se encher de cor e vida, já que, para os cristãos, é uma data em que se comemora o nascimento de Jesus Cristo. Assim, toda a casa merece receber uma decoração adequada para esse momento. Como símbolo do nascimento de Jesus, é muito comum ter um presépio em casa representando também o Natal, além de ficar uma composição muito bonita na decoração.

O tipo de presépio adequado é aquele que mais combina com a sua casa, sua personalidade e suas crenças. Não há um padrão estético. A vantagem é que o presépio é encontrado em uma grande variedade de estilos e materiais para agradar a todos os gostos e bolsos. Agora, você pode conferir algumas dicas do Westwing para montar um presépio lindo na sua casa para comemorar o Natal. Aproveite para se inspirar!

Como Surgiu o Presépio

A palavra “presépio” refere-se ao local onde o gado é colocado ao ser recolhido. Em outras palavras, refere-se ao curral. Também é usado na época do Natal para se referir ao nascimento de Jesus, em Belém, em um estábulo.

A origem do presépio data o século XIII quando São Francisco de Assis, em uma noite de Natal, fez uma pregação acerca do nascimento de Jesus. Com autorização do Papa, São Francisco decidiu montar um cenário, que foi feito com a imagem do menino Jesus em um presépio de palha rodeado por um boi e um jumento vivos para tornar aquele momento tão importante o mais próximo possível da realidade. A encenação, que ocorreu em 1223, repercutiu em todo o território italiano e, em pouco tempo, as famílias europeias da nobreza já tinham um presépio montado em suas casas.

O presépio, anos depois, deixou de ser um monumento de alto custo e passou a ser fabricado, também, em materiais alternativos como o plástico. Depois, foram fabricados com peças soltas, facilitando a montagem do presépio conforme o gosto de cada pessoa e de acordo com algumas outras passagens bíblicas sobre o nascimento do menino Jesus.

Presépio

Como Fazer um Presépio

O presépio artesanal é uma maneira interessante de decorar. É possível aprender como fazer um presépio de Natal com materiais reciclados. Segue dicas de como fazer um modelinho de presépio simples, feito com palitos de sorvete para você enfeitar a parede da casa ou a porta. Fica uma graça!

  1. Separe alguns palitos de sorvete e cole-os com cola branca da seguinte forma: dois deles com as pontas meio cruzadas para formarem algo como a parte de cima de um triângulo, que será a parte de cima da casa, mas três palitos colados para formar um U.
  2. Cole as duas formações que resultarão em uma casinha.
  3. Depois, quebre um palito ao meio e coloque um em cada lado da parte interna da casinha, eles serão João e Maria e quebre um outro palito em tamanho menor para ser o menino Jesus.
  4. Pinte com tinta guache os palitos que serão João, Maria e o menino Jesus e faça com uma canetinha preta as marcas dos olhinhos e boca.

Seu presépio artesanal está prontinho para enfeitar sua casa!

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

No Westwing você encontra dicas e produtos para todas as épocas do ano, seja Natal ou Páscoa, Verão ou Primavera, sempre deixando a sua casa com o clima que você deseja. Com produtos em estilo moderno, retrô, romântico, boho e muito mais, é possível decorar a sua casa seja qual for o seu visual ideal de decoração. Basta se cadastra no Westwing para conferir as nossas campanhas de produtos exclusivos. Inspire-se!

Próximas campanhas