Presépio de Madeira

Presépio de Madeira

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraPresépio de Madeira

Noite feliz, noite feliz… Os sinos cantam e anunciam o nascimento do menino Jesus, data que nos envolve em um clima irresistível de amor e união. Mas, apesar de ser comemorado no dia 25 de Dezembro, a atmosfera do Natal nos envolve muito antes, assim que começam os seus preparativos! A casa se enche de luzes, as árvores de Natal são enfeitadas e claro, não podemos nos esquecer de montar o presépio de madeira.

Os presépios procuram reproduzir a cena mágica que envolve o nascimento do menino Jesus e nos convidam a refletir sobre o significado do Natal. Maria, José, os Três Reis Magos, os Anjos, os Pastores, os Animais e a Estrela de Belém: todos os personagens que fizeram parte deste momento têm um significado importante para o espírito natalino. O Westwing te ajuda a montar um lindo presépio de madeira que vai tornar o seu Natal ainda mais especial.

A História dos Presépios

O primeiro presépio de Natal foi montado por São Francisco de Assis, na cidade de Greccio, na Itália, no ano de 1223. Ele teve a ideia de incrementar a decoração natalina enquanto lia um trecho de São Lucas, que contava a história do nascimento do menino Jesus. A partir de então, o presépio de madeira se tornou uma tradição, já que reconstitui de maneira muito especial o momento em que Maria deu a luz a Jesus em uma manjedoura de um povoado humilde. Até hoje, em tempos de consumismo natalino, o presépio de madeira é uma maneira muito especial de manter aceso o significado do Natal entre as famílias.

Como montar um presépio de madeira

O presépio de madeira aparece em diversos tamanhos e configurações. Há o presépio de madeira simplificado, que conta com os personagens principais da cena: menino Jesus, a Virgem Maria e José. Mas outros personagens também fazem parte desta história! Um presépio de madeira completo, além da Mãe, do Pai Adotivo e do Menino Jesus, conta com a presença dos Três Reis Magos, dos Pastores, dos Anjos e claro, dos Animais. Seja qual for a configuração do seu presépio de madeira, não podem faltar a estrela de Belém e a manjedoura de aparência humilde.

Quando desmontar o presépio de madeira

Normalmente, monta-se o presépio de madeira cerca de quinze dias antes do Natal. É costume desmontar o presépio de madeira no dia 6 de Janeiro, o dia de Reis, data em que os Três Reis Magos levaram seus presentes a este recém-nascido tão especial. Algumas famílias tem o costume de reconstituir a história em seu presépio de madeira, de acordo com as datas, inserindo o menino Jesus na manjedoura apenas no dia 25 de Dezembro e introduzindo os Reis Magos no dia 6 de Janeiro. Qualquer seja a sua preferência, o importante é envolver toda a família na montagem de seu presépio de madeira e ensinar as crianças o significado de cada um dos que compõem esta linda cena. O presépio de madeira vai tornar o seu Natal ainda mais especial e cheio de significado.

Próximas campanhas